Heloisa Marra
: Heloisa Marra

Lino Villaventura teve a brilhante ideia de levar o fotógrafo Miro para a passarela. Luzes a postos diante de um sofá Chesterfield, ele clicou ao vivo um editorial de moda à medida que as modelos faziam um verdadeiro balé diante da câmera. A magia da Musa se entregando ao fotógrafo foi presenciada pela plateia, que viu cada clique registrado e projetado na boca de cena. Segundo Miro, Lino pretende fazer uma exposição com as imagens. Veja quem mudou a maneira de mostrar uma coleção nesta São Paulo Fashion Week.

 1. Miro e Marina Dias em Lino Villaventura

Um dos momentos emocionantes: Marina Dias posando. No final, o fotógrafo arruma a cena para clicar todas as modelos reunidas.





2. Osklen artsy tecnológica

Muito bem exposta, a coleção da marca foi vista nos cabides da loja, na Rua Harmonia 488, em Vila Madalena. Cada peça acompanhada de um Ipad com a descrição e a roupa usada por um modelo clicado em várias posições. A imprensa recebeu por email as fotos da coleção clicadas com Iphone 6 (na montagem a foto maior de cima). Além das lindas estampas, a alfaiataria tropical da Osklen expôs um long john branco cravejado de pedras.

oskar

Segundo Juliana Suassuna, responsável pela equipe de criação, dentro do projeto internacional da marca, que já acontece há quatro anos, em junho haverá uma grande exposição nos Estados Unidos. "Resolvemos ir para lá com o pirarucu", explicou Juliana. "Levaremos o long john preto em pirarucu além de várias outras peças", diz, contando que o conceito da roupa de mergulhador glitter foi dado por Oskar. "O brilho veio de uma descrição específica dele, que falou em 'liquid surfers'".



3.Glória Coelho: a estilista está presente

Nada como um contato imediato com Gloria Coelho, que recebeu os jornalistas para uma entrevista coletiva antes do desfile no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, referência em economia criativa. "Adoro fazer desfile, é um exercício em que sou rebelde. Adoro ser rebelde", disse Gloria, que nem por isso esquece a importância do comercial. Um dos destaques da coleção, segundo ela, é o tecido tecnológico TK que molda principalmente as calças.

Calça contra a celulite

"Usamos um tecido tecnológico que é caro".
 Caro quanto? "A calça que fazemos é tratada. Custa mais de mil reais mas é antibactéria, feita com fio emana, que tira 3% da celulite. Ela absorve o suor, seca rápido. Esse produto nesse tecido representa 35% do nosso faturamento", conta Gloria, que fez também um maiô capaz de sumir com as gordurinhas femininas.
gloria

Sobre o See now, buy now: "como liberar a roupa sem dar para a multimarca?"

Digital e tecnológica até a raiz dos cabelos,
 a estilista é sempre a primeira a testar as novas tecnologias. Sua menina dos olhos agora é a malha double fit, usada nos tailleurs que nessa coleção vieram bem desconstruídos. Diante da pergunta sobre o novo sistema do See Now, buy now (veja agora, compre agora), em que a coleção de algumas marcas pode ser comprada imediatamente depois do desfile, afirma: "cada um vai descobrir a sua maneira de fazer isso. Tenho uma amiga, dona de multimarca, que reclamou disso. Como é que você vai liberar a roupa para alguém comprar antes de dar para a multimarca. Tem também a questão da distância. Em alguns lugares, quando a coleção chega, a roupa já está na blogueira", pondera.

Qual a importância do glamour para a moda hoje?, disparou uma repórter. "O que quer dizer glamour?", pergunta dando uma boa risada. "Agora a arte tem valor em todo lugar do mundo". No fundo branco do auditório da Belas Artes, cada modelo desfilado se destacou como uma peça de design.

4.Ronaldo Fraga: o desfile-crônica da Re-Existência

A carne mais barata do mercado é a carne negra e a de milhões de refugiados que cruzam o Mediterrâneo em barcos abarrotados. Para eles, segundo Ronaldo Fraga, "roupa é casa, abrigo, memória, país. Única herança de sua terra e arma de re-existência". Para o estilista, que emocionou com seu desfile-manifesto, "em tempos perigosos, somos todos refugiados".

ronaldofraga  


5. A onda digital da Ellus

Uma imensa onda digital do mar do Havaí e várias outras imagens do tema viraram cenário do desfile graças a um painel de led de 16 metros. Feito por Marcos Mello, da Cavallaria, com direção de arte de Estela Padilha, o filme projetado no painel renovou a estética das apresentações da Ellus.

ellus


6. A volta de Isabela Capeto
Com um imenso relógio na cenografia de Suzane Queiroz, Isabela voltou à passarela da São Paulo Fashion Week apostando na história de Alice, inspirada no filme "Alice através do Espelho". O filme da Disney, com quem a estilista faz uma parceria, estreia agora em maio. Com joias da marca Insane, do stylist Felipe Veloso, roupas minuciosamente trabalhadas e rebordadas, a coleção é cheia de surpresas, como as bijoux da Brir e a lingerie da Verve, que deixou as modelos enlouquecidas.

isabelacapeto


7. Patricia Viera: glamour cubano em clima intimista
A apresentação da marca foi na casa da banqueteira Maria Alice Salimene com a participação da Bulgari nas joias. Foi a primeira parceria da grife italiana no Brasil. As peças entraram em harmonia com a decoração do ambiente com charmosas saias e blusas penduradas sobre quadros, vestidos flutuando entre as folhagens do jardim enquanto lindas modelos circulavam com as peças da coleção.

patriciaviera

Latinidade pulsando, Patricia contou que trabalhou ao lado do comercial sem diminuir a qualidade da criação. Impressionante a habilidade e o talento da estilista, que usou retalhos de uma vida inteira para moldar coisas lindas. Sobre tule, criou flores incríveis e construções geométricas brincando com a transparência. Delicados pasteizinhos e croquetes servidos pelos garçons completaram um lançamento caliente regado a mojito.

patviera

8. Vix ao som do Hang Drum 

A marca de Paula Hermanny desfilou sua Vix na agradável Casa Jereissati, onde ano passado aconteceu a coletiva de Stela McCartney. Cenário de folhagens, a grife apresentou uma coleção mais sofisticada com biquínis em top de cortininha e peças-desejo como o vestido listrado com faixa laranja na cintura ou o macacão acinturado revelando os ombros. O que deu a maior atmosfera zen ao desfile foi a percussão de Guga Machado, pioneiro no Hang Drum no Brasil.

vix

9. O video da Acquastudio de Esther Bauman
A marca desistiu de entrar na passarela mas não desistiu de mostrar a coleção. Fez um video que vale a pena ser visto.

 

 Fotos: Fotosite/ Zé Takahashi, Olivier Claisse, Marcelo Soubhia


Receba nossa Newsletter!

 
amandas_heloisa_marra4.png