Heloisa Marra
: Heloisa Marra

Nada como um poeta falando de outro. Michael Roberts, artista e editor de moda, dirigiu o documentário "O garoto que fazia sapatos para lagartos" sobre Manolo Blahnik. Acaba de entrar no Netflix. É o máximo! A começar pelas ilustrações de Michael, que brincam com muito humor com a técnica da colagem. A história de amor entre Blahnik e os sapatos começa na infância, quando ele fazia sapatos para os lagartos do jardim de sua casa em Santa Cruz de la Palma, nas Canárias.

flutuantevale
O filme é uma viagem gostosa pela vida e pelos personagens que cercam Manolo, entre eles, Anna Wintour, John Galliano, Paloma Picasso, Bianca Jagger, Rihanna e muitos outros. O pai de Manolo Blahnik era tcheco e tinha uma firma de produtos farmacêuticos e a mãe, espanhola, era dona de uma plantação de bananas nas Canárias. As imagens são lindas num documentário impecável, pois Manolo é doente de tão perfeccionista.

enterrado

Um irreverente David Bailey lembra que antes de Manolo Blahnik se tornar designer, fotografou-o como modelo para a revista "Vogue". Conta que ele quase enlouqueceu ao ser enterrado na areia ficando só com a cabeça de fora. Para chegar a isso exigiu que David também se enterrasse.
manolo 

Paloma Picasso diz que seus primeiros sapatos eram um sofrimento mas eram tão lindos que o sacrifício valia a pena. O próprio Manolo confessa que a primeira coleção que criou para um desfile poderia ter sido o seu fim. Segundo ele, as modelos quase não conseguiam ficar em pé pela fragilidade da sola e andavam desabando pela passarela. "Acharam que era uma nova forma de caminhar", relembra, rindo.

dançaUma de suas paixões e grande fonte de inspiração é o Museu do Prado, em Madri. Ele conhece cada quadro e cada mudança de posição das obras de arte. Dos pés das musas de Velázquez e Goya saíram várias obras-primas do designer.

marieantoinette

 O filme "Maria Antonieta" (2006), de Sofia Coppola, ganhou Oscar de melhor figurino, feito por Milena Canonero. Os sapatos de Manolo contribuíram muito para isso, levando as atrizes à loucura ao chegarem no set de filmagem.
glicínias

 Apaixonado por jardins, o designer adora glicínias. E no passeio pelos jardins de sua casa, resiste a arrancar uma delas para colocar na lapela do terno lilás claro, usado com chapéu de palha.
isabeli

Com atores e modelos contratados para as dramatizações que ajudam a contar a história, o filme tem a participação de Isabeli Fontana num dos momentos mais sexies falando da sensualidade sofisticada dos sapatos de Manolo.

Vale a pena assistir já.


Receba nossa Newsletter!

 
amandas_heloisa_marra3.png