Heloisa Marra
: Heloisa Marra

Ignorada pela família, dona Cândida chegou aos 73 anos com tanta tristeza que andava pelas ruas de cabeça baixa, usando um boné, entregue ao alcoolismo. Reencontrou a alegria de viver confeccionando junto com outras artesãs essa lindas bonecas africanas em papier machê e tecido no Projeto Onikoja, em Sepetiba. Onikoja, significa senhor ou senhora da coragem. As bonecas estão à venda na Parceria Carioca, no Shopping da Gávea.

Hoje dona Cândida é monitora da turma e foi convidada para dar aula na oficina de bonecas do Ciep Ministro Marcos Freire, que enfrentava sérios problemas de disciplina. Os alunos chegaram a tocar fogo na escola.

Sonhando com as meninas coloridas da África

bonecasflutuante

Além das cores vibrantes e da elegância longilínea típica da figura feminina no melhor estilo afro, essa bonecas falam também do respeito aos anciãos (griots), sagrado nas culturas africanas. Atitude muito diferente da cultura ocidental em relação a quem envelhece.

O projeto foi criado por Rogério Alves há 17 anos e em 2015 foi premiado com o Primeiro Prêmio Afro Fluminense de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Tecidos e roupas usadas são bem vindos no Projeto pois até hoje os organizadores compram a matéria-prima. 

 


Receba nossa Newsletter!

 
amandas_heloisa_marra1.png