camuflagem

A mais masculina das estampas está de volta à tona por um verão com ares militares. Para 2013, os camuflados ganharam versões mais interessantes que vão desde os modelos coloridíssimos, até o mix de folhagens e animais. De Paris a Florença, os estilistas apostaram alto nas folhagens do front. Entre os famosos, a tendência agradou alguns dos maridos mais estilosos do hemisfério norte: David Beckham, Jay Z, o amado de Beyoncé e Gavin Rossdale, o companheiro de Gwen Stefani já adotaram as peças estampadas. Por aqui, foi Cauã Reymond quem mostrou o estilo na passarela de Alexandre Herchcovitch. Até as crianças Hollywoodianas adotaram o visual. Veja como usar uma das propostas mais fortes da temporada sem parecer ter saído do campo de batalha.

Se as estampas florais traduzem a feminilidade das moçoilas, é o camuflado que traduz a virilidade masculina. Criada na terceira década do século 20, a estampa camuflada virou um item de moda nos anos 1980 e, desde então, é um clássico do guarda-roupa masculino.

Pesquisadores de moda afirmam que a estampa camuflada é mais vista nos looks urbanos quando o mundo está em crise; como foi o caso do 11 de setembro de 2001, que deu a partida a uma moda militar bem forte no início do terceiro milênio. Desta vez, talvez a tendência seja um reflexo da captura de Osama Bin Laden, em maio de 2011, ou da tentativa norte-americana de buscar ícones do "orgulho americano" para camuflar a crise econômica no país. O fato é que os prints com tons de verde ou variações em cinza e outras cores mais vibrantes ganharam espaço em calças, jaquetas, bermudas e acessórios da vez.

Kenzo, Band of Outsiders, Dries Van Noten, Mihara Yasuhiro, Versace, Valentino, Comme des Garçons e Jean Charles de Castelbajac

Nas passarelas de Paris, nomes como Dries Van Noten e Comme des Garçons apostaram alto nos prints inspirados nas folhagens do front. Já em Florença, na Pitti Uomo, foi a vez da grife Valentino apresentar o estilo militar, com ares esportivos , porém chiquérrimos. Versões mais diferentes foram vistas nos desfiles de Jean Charles de Castelbajac, que misturou plantas e leopardos, Kenzo que mostrou miniaturas de camuflagens ou Mihara Yasuhiro, que dominou uma técnica milenar e estampou ternos completos feitos de seda de kimonos.

Mesmo quando o camuflado saiu de cena, vários estilistas propuseram um militarismo mais discreto para as próximas temporadas. Tons de bege, cáqui, azul marinho e verde musgo são os neutros da vez.

Neil Barrett, Carlos Campos, Lacoste, Nicole Fahri, Bottega Veneta, Costume National e Simon Spurr

No Brasil, foi Alexandre Herchcovitch quem desfilou um verão 2013 pautado no militarismo. Com Cauã Reymond na passarela, o estilista mostrou camuflados resinados e versões mais divertidas da estampa que, vistas de perto, revelam pássaros, coqueiros, esqueletos e até dançarinas havaianas. No inverno 2012 foi a vez da Osklen vestir seus clientes com camuflagens geométricas.

Alexandre Herchcovitch (1 e 2), Osklen, Fause Haten, Colcci, OEStudio e Cavalera

Entre os famosos, os camuflados estão ganhando força por meio do estilo de rappers como Kanye West, Jay Z e Pharrell. Entre eles, a estampa aparece combinada ao jeans e tênis moderninhos. Falando nos modernos, Liam Gallagher, o ex-líder da banda Oasis, fez para sua marca, a Pretty Green, peças camufladas e desfilou pelas ruas de Londres com o casaco comprido.

Jay Z., Kanye West, Pharrell, Labrinth, Lima Gallagher e Enrique Iglesias

Bermudas camufladas e camisetas brancas conquistaram o lobisomem de "True Blood", Joe Manganiello e o astro teen Justin Bieber. Estilosos mais básicos como David Beckham e Justin Timberlake preferiram apostar nas calças militares lisas, com tons de verde ou cáqui.

Cauã Reymond, David Beckham, Gavin Rossdale, Justin Bieber, Justin Timberlake e Joe Manganiello

Entre os meninos-celebridade, a tendência já vestiu Max (filho de Christina Aguilera), Kingston (o pirmogênito de Gwen Stefani), Shiloh (a menina andrógina dos Jolie-Pitt) e Louis (a fofura de Sandra Bullock).

Max, Kingston, Maddox, Shiloh e Louis

Para usar as estampas camufladas e fugir do visual do front de guerra, vale misturar tons que contrastem com o verde, como vermelho vivo, laranja, azul e até lilás, como mostra um dos looks mais ousados vistos na loja gringa Asos. O mix com jeans escuro sempre funciona e um par de tênis dos mais estilosos darão ares mais modernos à produção. Bermudas camufladas também vão bem com camisas de mangas curtas; especialmente as de tencel - o famoso "jeans" mais fino. Os mais ousados podem brincar com camisetas estampadas ou camisas com outros padrões como o xadrez, por exemplo. Já para os mais discretos, acessórios camuflados como mochilas, bonés e tênis servirão para atualizar o visual mais básico de verão. Veja também o look militar clicando aqui.

Lookbook Asos

Fotos: Pacific Coast News, Splash News, The Grosby Group, Fotosite, PhotoRio News e Asos (divulgação)


 
amandas_heloisa_marra4.png