intromodahype
Heloisa Marra
: Heloisa Marra

A velocidade do esmeril transformando as superfícies inspirou o patchwork em preto e branco da Unak. Na Wasabi, as estampas foram feitas pelas pinceladas de Gabriela Machado. Helena Pontes explorou a forma cônica dos vulcões, obsessão da artista Isabela Stampanoni. Marie Raz desconstruiu a alfaiataria masculina em leves combinações de paletó e camisaria. Na Acolá, a musa foi Jacqueline Roque, maior amor de Picasso. Com vocês os novos talentos do Rio Moda Hype para o verão 2014.

 

 

As telas da artista Gabriela Machado serviram de base para a coleção de verão da Wasabi, das estilistas Ana Wambier e Daniela Sabbag. O tema escolhido por elas foi "O Duplo", assunto super cabeça já pesquisado por Freud, e presente nas narrativas de escritores como Dostoiévski, Guy de Maupassant e Edgar Allan Poe. Na prática a coleção é gostosa e fácil de vestir em saias amplas e coloridas pelas pinceladas de Gabriela, que ora aparecem coloridas ora em preto e branco.
Wasaabi

Para traduzir "O Duplo", estampas idênticas aparecem ora em tecidos opacos ora em texturas transparentes, provocando no encontro dos dois a duplicação do desenho num belo efeito. Rosa, pink, amarelo cítrico dançam numa explosão de tons em peças de corte reto.

Vulcões na modelagem 

Helena Pontes pensou na adoração da artista plástica Isabela Stampanoni por vulcões. Engana-se quem acha que por causa disso a coleção seria colorida numa explosão solar. A estilista transporta para a modelagem das roupas a forma cônica do vulcão. Em cada peça ela sobrepõe linho, algodão e cambraia resinada mostrando o processo das lavas.
Vulcano
 
A alfaiataria nos campos de lavanda

Marie Raz criou sua marca em Berlim, na Alemanha, e entrou na passarela do Rio Moda Hype apostando na alfaiataria desconstruida em camisaria branca e paletós cinzas. Interessante o macacão cinza com cordas brancas no lugar das alças. Lavanda, tons de terra, pedra e branco coloriram uma coleção leve para homens e mulheres embora só homens tenham desfilado as roupas. O tema desse verão 2014 é "Breath of Life". A estilista pensou num passeio por campos de lavanda na Provence perto de um monastério. Daí talvez o ar clerical de algumas camisas que descem em fendas pelo corpo.
Marie Raz
 
Acolá inspirou-se no maior amor de Picasso

Acolá


Trilha sonora francesa a Acolá abriu seu desfile com a new face Alexia, da Way, uma das promessas da temporada. A coleção se inspira em Jacqueline Roque, maior e verdadeiro amor de Pablo Picasso e musa de mais de quatrocentos retratos do artista. As criações surgem a partir das telas "Jacqueline com as mãos cruzdas" e "Jacqueline com flores", ambas pintadas em 1954. Roupas leves, mistura de etampas, xadrez, saias e blusas com forma anos 40 moldaram a Jacqueline contemporânea da Acolá.

O grafismo artesanal da Unak

Unak

Inspirada no esmeril, a Unak abriu o Fashion Rio do verão 2014 no desfile dos novos talentos do Rio Moda Hype. A marca, especialista em jeans, entrou na passarela com patchworks em preto e branco em composições triangulares super gráficas e bem feitas. Peças-chaves: os vestidos vazados com silhueta estruturada. O carro chefe é o jeans. Destaque para a bolsa construída com o avesso do patchwork.

 
amandas_heloisa_marra.png