×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1364

intromodaearte


Moda é arte? Essa é uma pergunta que geralmente provoca argumentos consistentes tanto de apoiadores quanto de contraventores. É um consenso geral, entretanto, que a arte influencia a moda. E isso está em evidência principalmente nesse Fashion Rio, já que diversas marcas foram buscar inspiração na Arte. Ana Claudia Lopes mostra aqui como a arte está interferindo na passarela.

montagem 1

A enfermeira de Roy na Ellus

A primeira dobradinha moda-arte dessa semana apareceu ontem na passarela da Ellus 2nd Floor, inspirada no pintor pop Roy Lichtenstein (que está inclusive com retrospectiva em cartaz na Tate Modern até 27 de maio em Londres). Das telas de Roy para a passarela, a 2nd Floor trouxe a personagem da enfermeira e estampas em cores fortes. A marca transpôs para a estampa de vidrinhos de remédios a repetição de elementos característica dos trabalhos do artista. 
Veja aqui o balanço da Ellus 2nd Floor.
montagem 2


Gabriela Machado na Wasabi

A Wasabi, quinta marca a desfilar no Rio Moda Hype, trouxe mais uma vez uma parceria com uma artista plástica: Gabriela Machado. Suas pinceladas espontâneas e cheias de energia se transformaram em estampa, impressa digitalmente no linho. A precisão é tanta que pode-se inclusive ver o movimento das pinceladas. As parcerias com artistas plásticos já estão no DNA da marca, que já trabalhou anteriormente com Lúcia Laguna, Gisele Camargo e Ana Holck. Não perca o que rolou nos desfiles do Rio Moda Hype.


A Triya levará arte para sua moda praia, inspirada no fotógrafo de moda Helmut Newton, no desenhista-ilusionista M.C.Escher e na mestre em colagens feministas Linder Sterling. Com base nessas referências, podemos esperar uma coleção sensual à la Newton, com toques de surrealismo nas estampas e elementos gráficos seguindo a estética de Linder e Escher.
montagem 3 
 
Quem é Linder Sterling?

Hoje quase sexagenária, Linder é uma artista que participou diretamente do movimento punk, sempre produzindo colagens a partir de recortes de revistas, que denunciam a condição da mulher-objeto e o consumo. Foi ela quem criou a capa do primeiro single da banda Buzzcoks, uma fotomontagem de uma mulher com ferro de passar na cabeça. Depois dos punks, ela foi intensa colaboradora de Morrissey, da banca inglesa The Smiths. Uma retrospectiva de sua obra está em cartaz em Paris, no Museu de Arte Moderna.
montagem 4

As fotos de Hedi Slimane na Äuslander

Já a Äuslander pega carona nas fotos em preto de branco de Hedi Slimane, atual estilista da Yves Saint Laurent e roqueiro de carteirinha - assim como a marca. Recém chegada da Califórnia, onde alugou uma casa para levar amigos para o hypado festival Coachella e aproveitar para clica-los para o catálogo da marca durante o "esquenta" em volta da piscina, a Äuslander promete levar para a passarela esse clima de pool party, com vibe sessentista.
 
Ainda essa semana veremos a Nica Kessler desfilar estampas assinadas pelo artista Gabriel Castro. Fique de olho!

 
amandas_heloisa_marra2.png