×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1364

Intro

A coleção de verão 2014 da expert em couro Patricia Viera começou, como de costume, com uma viagem, dessa vez à Jamaica. Acompanhada de Felipe Veloso, seu stylist preferido, amigo e fiel escudero na criação das coleções, eles partiram em busca da influência da natureza, cores e costumes do local. "Pesquisar em viagem é uma delícia. Você sai tão motivado que a coleção sai pronta", dizia Felipe. 

 

 

O reggae e outros ritmos caribenhos embalaram a loja de Patricia Viera no Leblon, onde foi o coquetel de apresentação de sua coleção verão 2014. Nas araras, peças em amarelo, vermelho, verde, preto e azul, as principais cores da coleção numa referência direta à Jamaica, saltavam aos olhos com texturas incríveis lembrando que Patrícia é, de fato, a "rainha do couro" no Brasil. Franjas com tranças lembraram os rastafaris (alô Bob Marley!) e peças em macramê chamaram a atenção pelo emprego de técnicas artesanais. Bordados feitos em ráfia, em uma parceria com a marca mineira Vivaz, adornaram saias, jaquetas e vestidos em tons de laranja e vermelho. 

Flores jamaicanas

Patricia2.640

Uma das grandes influências no grafismo da coleção foram as flores locais, principalmente a flor de jade, que virou estampa, recorte e até colares em couro, espalhados em profusão pela loja. Sempre esperta em relação às diferentes formas de inovar o couro, Patricia trouxe ainda mais textura para a coleção de verão. "Os tecidos de lá têm muita textura", explicou Felipe, sacando o celular do bolso para mostrar as fotos da viagem.

"Então mesmo o que poderia ser apenas um couro liso estampado, ganhou textura", explicou, mostrando uma peça com estampa tropical na qual pequenos filetes de couro foram navalhados dando um efeito 3D - detalhe: tudo feito à mão. "Feito por duendes, eu digo, porque olha a paciência que a pessoa tem que ter para fazer isso!", brinca. Outra textura que chamou a atenção lembrava a trama do linho, num jogo de ilusão à primeira vista.

A vez do estêncil

Patricia3.640

O grafite, vedete do inverno de Patricia, aparece mais uma vez, só que agora em estêncil (técnica em que o grafite é feito a partir de uma fôrma). Aconteceu por acaso em mais uma parceria com o artista Bruno Bogossian (conhecido como BR). Ele estava na fábrica grafitando algumas peças do inverno quando viu as fôrmas para o corte a laser das peças do verão. Na mesma hora, pensou num estêncil e começou a experimentar. "A Patrícia ficou louca! Ela é uma criadora, se empolga muito com essas ideias novas, e então começamos a desenvolver melhor essa técnica". As fôrmas das flores foram então misturadas às das rendas renascença, e o leão, um dos símbolos africanos, foi estampado em estêncil em batiques de couro.

"Eu olho uma coisa e falo: vou fazer!"

Patricia1.640

Uma das grandes novidades da coleção foi o couro com aspecto de moleton, com superfície "atoalhada". Para obter esse efeito, Patricia usou uma máquina com duas navalhas. "Ninguém acreditou, mas eu sabia que daria certo. Ninguém nunca acredita, mas sempre dá certo", dizia ela com um sorriso. Ele foi usado em peças confortáveis numa silhueta de loungewear, como uma calça e um shortinho de elástico, e um casaco esportivo. Patricia considera esse couro a sensação da coleção. 


 
amandas_heloisa_marra2.png