introvale essa
Heloisa Marra
: Heloisa Marra

Fim do Fashion Rio, hora de falar dos pontos altos do verão 2014 e de uma passarela em que bravamente as marcas apresentaram coleções comerciais, criativas e em sua maioria elaboradas. Recolhido a duas salas de desfiles, o evento aconteceu na medida exigida pela crise que atinge o setor. Sentada ao meu lado no desfile da Triya, Duda Ballesteros, da Toulon, admitiu que mesmo as empresas de grande porte, apesar de não estarem perdendo, também não estão ganhando. O que vai continuar pegando no verão 2014? Não serão as geometrias nem as estampas tropicais mas o preço. E realmente o ponto alto da estação foi a posse do Conselho Municipal da Moda Carioca presidido por Carlos Tufvesson e criado pelo Prefeito Eduardo Paes. 

 Os limões sicilianos que estamparam algumas coleções, as cores tomate e melancia desta temporada me lembraram uma frase de Eduardo Zaide, da Mary Zaide, numa conversa em que compáravamos as apostas da moda às do mercado financeiro. "Moda é hortifruti, super perecível!", afirmou Eduardo. E nesse momento de consumidores voltando de Nova York com sacolas cheias de roupa, nossa feira está apodrecendo rapidamente. Está russo.Talvez por isso Cadinho tenha convidado uma russa, Anja Konstantinova, para desfilar na Auslander.

Hora de organizar a casa
A moda pode continuar viajando a países distantes para se inspirar, sem esquecer no entanto que com a globalização não há mais distância. As marcas estrangeiras estão na loja ao lado, dentro do shopping. A hora é essa, embora com atraso, para organizar a casa e colocar tudo preto no branco, maior tendência da estação.

Todo o grupo do Conselho Municipal da Moda - crédito - TATA BARRETO

Discutir com o setor o calendário da Moda e Varejo da Cidade do Rio de Janeiro; estudar políticas e ações de estímulo ao setor e trabalhar para implementá-las; desenvolver ações, eventos e campanhas nacionais e internacionais para a promoção da moda, varejo e confecção na Cidade do Rio de Janeiro; executar outras atividades com o objetivo de promover, incentivar, desenvolver e dar sustentabilidade aos criadores e empreendedores da moda da Cidade do Rio de Janeiro em todos os seus segmentos. Estes, segundo Carlos Tufvesson, serão os objetivos do conselho, formado por Isabela Capeto, Lenny Niemeyer, Oskar Metsavaht, Rony Meisler, da Reserva, Marcello Bastos (Farm), Isio Feldman, da Afghan, Alexandre Aquino, da Maria Bonita e Jacqueline de Biase, da Salinas.

Existem providências básicas que podem mudar a vida do empresário. Uma delas, segundo Alexandre Aquino, da Maria Bonita, é criar um sistema de financiamento de longo prazo calcado em ativos não tangíveis. "Marca, estoque, fluxo de faturamento, ponto comercial são ativos não tangíveis, que não são levados em conta na hora de se fazer um financiamento", explica Alexandre.

Isio Feldman: "o custo Brasil trava tudo"

Para Isio Feldman, da Afghan, as urgências são muitas. "Não sei até onde o conselho consegue ir no âmbito do custo Brasil, mas precisamos também de apoio na formação de mão-de-obra, que está indo embora. Prometeram que chegaremos numa área estadual e federal. Tenho ideias próprias de incentivo para atrair mais gente e solidificar a marca Rio de Janeiro, cidade que voltou a tomar lugar de destaque. Que bom que as autoridades vão ouvir! Tenho convicção de que a moda que fazemos pode estar lá fora mas o custo Brasil trava tudo. Ainda bem que o Brasil é um país continental e tem um mercado nacional para vender. Em vez de estar com medo da vinda da Top Shop, poderíamos estar vendendo nosso produto também lá fora", afirma Isio, que, na formação do conselho foi um dos mais votados.

A rearrumação do setor

"O Conselho Municipal da Moda reúne empresários cariocas atuantes no setor _ eleitos por um grupo de doze pessoas de notório saber _ e secretarias municipais. Esses órgãos do Poder Público vão escutar nossos problemas e quais são as soluções que podemos juntos encontrar para que possamos trabalhar e crescer cada vez mais. Essa é uma iniciativa pioneira que, obviamente, vai refletir na moda brasileira. A presença do Paulo Borges e da Eloysa Simão neste nosso lançamento do Conselho Municipal, profissionais que são importantes para o mercado, mostra que todos nós temos interesse nesse crescimento e na rearrumação desse setor", afirmou Carlos Tufvesson, que promoverá reuniões mensais.

No conselho, o Poder Público é representado pela Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário, Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, RIOTUR e Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos. Serão membros convidados fixos: a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), a Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 
 

 

 


 
amandas_heloisa_marra.png