Quem mistura e se aventura precisa de cultura

A perfeição não existe, por isso o segredo de um bom styling é não ter medo de introduzir algo errado e estranho no visual. O melhor exemplo disso é Alessandro Michele, especialista em combinar o "incombinável". Fácil falar mas difícil de executar, principalmente se falta conhecimento da moda ao longo das décadas.

O que faz a roupa ganhar vida?

Você sabia que os vestidos deslumbrantes usados pelas musas do pintor Gustav Klimt existiram e foram confeccionados? Sabem por quem? No início do século 20, ele pintou mulheres douradas cobertas por prints coloridas. Essa é uma das inspirações mais interessantes que conheço e que está na minha série Mapas de Estilo das Décadas. A arte alimenta a cultura de moda, seja ela pintura, música ou cinema. Quer ver outro exemplo? Alessandro…

Inspiração para vender

Tem coisa que inspire mais na hora de vender um produto do que uma boa história? E mais: uma boa história de uma marca que virou comportamento e objeto de desejo de milhares de consumidores?

Colocando em prática suas ideias

Quem estuda moda tem sempre vontade de colocar em prática uma ideia, seja confeccionando uma roupa, um acessório, realizando um desfile, uma produção ou lançando uma marca. As transformações da moda através das décadas estão ricas em casos de sucesso.

Segredo de stylist

Se é feio usar meia com sandália, eu uso. Se não se deve misturar tênis e roupa de noite, eu misturo. Se é proibido, eu quero. Carine contou que quanto mais dizem que não é chique usar uma roupa mais…

Onde mora o desejo?

Cultura de moda desperta desejo. E sem desejo, não adianta criar a coleção mais chique e mais bonita que a roupa acaba encalhando no estoque. Como empresário, Renato Kherlakian, dono da Zoomp, sabia muito bem disso quando contratou o styling…

O que aprendi com a garota Gucci

Cultura de moda é muito mais do que história da moda, aquele conteúdo acadêmico ensinado nas faculdades. É algo vivo, que flui no dia a dia tão rápido que às vezes passa despercebido. É importante aprender com a experiência, como…

Como a criadora do nap dress faturou US$ 1 milhão em meia hora

Analista financeira do Deutsche Bank, a inventora do nap dress nunca imaginou em toda as suas previsões que faturaria 1 milhão de dólares, vendendo mais de 10 mil vestidos, em apenas meia hora. Sorte? Não. Descubra aqui como uma inspiração…

Relutei muitos anos antes disto...mesmo depois daquela noite

O que é cultura de moda? Para que serve, na prática? Qual a diferença entre Cultura de Moda e História da Moda? Eu percebi que todos os melhores estilistas, lojistas, vendedores, stylists e empresários de moda que conheci durante os…

Não dá pra cochilar na hora de criar

Até mesmo de nap dress, o famoso vestido cochilo, moda do momento. Hora de abrir o olho e descobrir que a criadora da peça pesquisou, criou um estilo próprio e soube usar sua cultura de moda para fazer um produto...

Lizzie, musa do nap dress

Ao ler esse post talvez você esteja usando o nap dress, vestido soltinho, confortável, fácil de vestir, bom para dormir e para sair. Um best seller nesses tempos de quarentena. A criadora do modelo é Nell Diamond, que desde 2016…

Do que você abdicaria para mudar seu estilo de vida?

É fácil falar em desapego, menos é mais, etc... Mas na hora de escolher, será que você está pronto/a para partir para outro tipo de vida? Será que você sabe o que descartar e o que guardar? Consegue viver como editor/a…

A vingança de Lady Di

A estreia da quarta temporada de The Crown na Netflix traz um personagem que rompeu radicalmente com o protocolo de estilo da coroa inglesa: a princesa Diana. A série, com figurinos da vencedora do Emmy Amy Roberts, começa em 1979…

Corrente de novo!

Corrente de novo na moda!!!!! E dourada...! Tem gente que perde a paciência com o vai e vem das tendências. O vestidinho preto, a logomania, aquela profusão de logos pipocando em forma de print, a calça flare e por aí…
Heloisa Marra
: Heloisa Marra

 
betty1

bettycapa

A editora da revista era Claudia Duarte, que conheceu Betty nos anos 70, bem no início da carreira. "Fiz uma matéria de noiva com ela no Outeiro da Glória ainda para a editora Vecchi. Na ocasião a Patricia era pequena. Betty tinha humor, personalidade e quando nos encontramos já inventava personagens, fazia mímicas", lembra Claudia.

Claudia assistiu em Paris ao desfile em que Betty encerrou, vestida de noiva, o desfile de Claude Montana. "Eu me lembro muito bem desse momento glorioso! Montana era o máximo e ela tinha personalidade. Não era uma mulher bonita, engordava com facilidade mas fazia sucesso pois sabia interpretar a roupa. Nunca foi padrão. Era forte e rendia nas fotos", diz Claudia.

bettymil
Hoje Betty Lago me fez voltar no tempo à uma redação completamente apaixonada pelo que fazia. Na  Rua Itapiru, no Rio Comprido, viajávamos pelas imagens de fotógrafos como Nando Buco, Isabel Garcia, Bob Wolfenson, JR Duran, Luiz Garrido, Marcia Ramalho, Nando Buco e muitos outros. Cada editorial era um mundo também bolado por produtores como Isa Goldberg, Silvia de Souza, Rufina Poubel.

Na época era produtor e não styling. Quem fez a produção foi Carlos Eduardo Coutinho, o Dudu. A beleza ficou com o Gilles. E a coordenação foi da Claudia Duarte. O cenário, o Copacabana Palace, praticamente nosso estúdio, pois volta e meia era lá que fotografávamos. As páginas do editorial de Betty Lago foram intensamente discutidas. Tínhamos tempo.

bettycopa

Na capa Betty está usando um spencer (a palavra era essa e não casaqueto ou cropped) da Márcia Pinheiro. Quando estava no Brasil Betty Lago era um acontecimento. Nunca esqueci um lançamento de coleção do Georges Henri, onde ela personificou com garra o máximo da elegância carioca numa apresentação regada a coquetel de camarão. 


bettylinda

Reencontrei Betty Lago quando ela começava sua carreira de atriz no Rio. No papel de Natália, ela encheu de elegância a tela da televisão na série "Anos rebeldes", de Gilberto Braga. Determinada me contou que havia se preparado bastante para a carreira de atriz. E assim foi. Mergulhou de cabeça nas novelas "Quatro por quatro", "Vira-lata", "Uga Uga", e várias outras. Apresentadora do programa GNT Fashion foi pioneira em levar a moda para a televisão.

bettymontana

Não se intimidou com a descoberta do câncer na vesícula há três anos. Divertida, ensaiava para estrear a peça "Menopausa" e chegou a gravar no Youtube a série "Calma Betty!". Em sua última imagem no Instagram manda um beijo, sabendo, corajosa como sempre, que partia para mais uma aventura de Betty Lake.

bettyanosdourados


Na série do youtube "Calma Betty!"