Heloisa Marra
: Heloisa Marra

"Somos os refugiados do caos. Estamos sem pátria, sem noção. O chão em que nascemos foge aos nossos pés. Queremos romper o cerco da mediocridade, atravessar a fronteira para um mundo novo, algum lugar sem fronteiras, onde possamos respirar. Longe dos ratos que corroem nossas esperanças. Largamos pelo caminho nossa carga de acessórios. Só nos restará a alma da matéria, a fibra da natureza, a essência das coisas e nossas mãos livres. Para construir os nossos sonhos. Acenda a luz interna"

fotosonia

Com esse poema-manifesto de Sávio Grossi, Sonia Pinto estreou na passarela do Minas Trend lavando a alma de uma plateia com sede de talento e originalidade. Segundo a jornalista Elda Priami, autora do release da marca, "nos anos 80, Sonia Pinto foi uma das criadoras do Grupo Mineiro de Moda com a Printemps. Desde os 90 assumiu a marca que leva seu nome, mas há quatro décadas mantém a rebeldia que a caracteriza desde a primeira coleção".

soniadesfile

Na plateia, Ronaldo Fraga, Renato Loureiro (que já empolgou com suas criações muitas temporadas das semanas de moda em São Paulo) aplaudiram o inverno rebelde de Sonia. Em silhuetas origamis, unindo moda e arte, ela usou tule bordado com retalhos de seda pintada, tule com seda e crepe, malhas transparentes, veludo de seda pura, patchwork de pretos (sua cor favorita) em múltiplas texturas, crepes japoneses e macramês para dar forma ao seu inverno. 

soniadetalhe

'Eu faço inverno no inverno, verão no verão'

Isso mesmo. Na contramão do Minas Trend, que apresentou o Verão 2017, ela se recusa a antecipar estações. "Depois que eu quebrei nos anos 90, resolvi tomar um outro rumo. E foi dessa forma que consegui me resgatar, me reabilitar. E mesmo assim continua difícil. Eu faço inverno no inverno, verão no verão. Não antecipo as estações. Não tem chance para isso", explica a estilista.

sonia

'A sedução é o balanço do corpo'

Aplaudido de pé, o desfile foi tão emocionante que sua autora demorou a receber os jornalistas. Foi difícil conter as lágrimas no backstage. "Eu me inspirei na beleza da vida, porque está tudo tão feio. Meu projeto foi mostrar que as pessoas não podem perder essa beleza nem deixar o dia a dia acabar com sua essência. A gente tem que ter uma história, um lugar. Tanto a mulher como o homem têm que olhar para esse lado. A moda para mim é o que fica bem, é o que te dá conforto. A sedução é o balanço do corpo, o balanço do movimento. Nessa liberdade ela se expressa. A beleza da mulher está nessa liberdade", disse.



Parceria com a multimarcas carioca Dona Coisa fez a grife crescer

Esse desfile tão esperado é o resultado de um trabalho árduo, que teve a parceria e o incentivo de Roberta Damasceno, da multimarcas carioca Dona Coisa. "Sonia estava muito tímida quando a conheci e na verdade construímos essa trajetória meio juntas", lembra Roberta. "Eu estava começando a loja e ela pensava em fazer outras coisas. Quando nos conhecemos foi um encontro apaixonante. Isso tem dez anos, o tempo de existência da loja. Eu gosto de uma roupa mais larga e confortável. Tivemos uma identidade. Ela gostou da loja e nem acreditou na compra enorme que fiz da primeira vez."


Compradores estrangeiros foram os que mais gostaram da coleção

 A apresentação empolgou sobretudo os compradores estrangeiros. No espaço da marca no Salão de Negócios, Norton Pinto, filho de Sonia e responsável pelo comercial, foi procurado por clientes da Austrália, China, Estados Unidos e França.

"Quando aceitamos participar da feira foi exatamente para abrir novos pontos de venda mas quando chegamos aqui sentimos que nossa roupa não encaixa no que a maioria do público quer. A maioria dos compradores quer vestido de festa, bijuteria e bordado. As pessoas que mais se emocionaram foram as estrangeiras porque enxergam na Sonia Pinto o nível internacional. Um dos compradores perguntou: mas como vocês conseguem fazer isso aqui no Brasil. O objetivo é exportar. Agora com o dólar do jeito que está o momento é bom. Estamos com preço competitivo dentro da qualidade que temos", afirma Norton.

Assista ao video do Inverno Sonia Pinto
 



Styling: Paulo Martinez; Beleza: Ricardo dos Anjos; Trilha: Fabiano Pinto com os compositores Rafael Macedo, Laura Lopes e Joe Hisaishi; Adornos especiais: Marcos Ferreira; Joalheria: Kika Alvarenga, Virgilio Bahde e Lucinha Karabtchevsky; Artesãs: Bia Bender, Maria Luciaa Fama Vianna, Beth Figueiredo; Calçados masculinos: Lucas Penido, The Hype BR; Óculos: Mikita/ Paco Hernandez.

Fotos: Ze Takahashi e Marcelo Soubhia/Fotosite


Saiba mais sobre o perfil da estilista


 
amandas_heloisa_marra2.png