Ombros quentes na nova alfaiataria

Heloisa Marra
: Heloisa Marra

Qual dos dois looks você prefere? O paletó oversize, lançado essa semana por Juliana Jabour na SPFW25 anos, usado por Sabrina Sato, ou o modelo da Maison Margiela, criado por John Galliano. Ambos são exemplos da nova alfaiataria com ombros em destaque que marcam presença nos últimos lançamentos da passarela.

Sabrina Sato juliana jabour“A moda deixa as pessoas nervosas”. Gosto muito dessa frase da Anna Wintour, dita logo no início do documentário “Vogue, a edição de setembro” (2009), de R.J. Cutler. Muita gente fica nervosa diante das inovações mais radicais num desfile. Mal sabem elas que justamente essas “estranhezas” fazem a moda seguir adiante. E de repente, sem saber bem porque, acabamos nos rendendo ao visual que renegamos com força no início.

O paletó de Sabrina, criado por Juliana Jabour, vem do beisebol, acopanhado por bonés em homenagem a New Era, marca da liga de Beisebol americana, que agora faz 100 anos.

 

margielaalliano, no verão 2021 da Maison Margiela, inspirou-se nos ternos Zoot, os Zoot suits usados nos anos 40 por comunidades afroamericanas do Harlem, de Chicago e Detroit e por latinos. Calças largas, paletós compridos de ombros larguíssimos, eles vestiram uma rebeldia que virou estilo usado por músicos do jazz como Cab Calloway.