O poder do sustentável

Você sabia que o equivalente a 16 caminhões de lixo é o total de resíduos têxteis destinados ao aterro sanitário todos os dias na região do Brás, em São Paulo? Essa é uma das descobertas do recém lançado relatório Fios da Moda, o primeiro sobre o impacto da indústria de moda no país. A pesquisa analisa o efeito no meio ambiente das três fibras mais utilizadas pela moda brasileira: algodão,…

Lino Villaventura e o poder da criação

Quando vi no Instagram Lino Villaventura falar que está doando uma parte do seu acervo a FAAP, Fundação Armando Alvares Penteado, e ao Instituto Zuzu Angel, pensei: tem sido para mim um privilégio ser testemunha dessa força criativa. Das máscaras incríveis, criadas para nos proteger da pandemia, passando pelo figurino do show de Ney Matogrosso, aos vestidos feitos nesses 43 anos de carreira.

O paletó, o fetiche

Por que essa atração fatal de mulheres e homens pelo paletó? Há muitos anos entrevistando Luiz de Freitas, um craque da moda masculina com sua marca Mr. Wonderful, ele contou que além do público masculino, o feminino também disputava seus…

Pérolas: subverter para conquistar

O que você faria se ganhasse de presente um colar de pérolas que pertenceu à família real russa Romanov? Vem viajar comigo pelos anos 1920 nos Mapas de Estilo das Décadas e descobrir como a moda subverte objetos, valores e…

O diferencial do estilista de Kamala

Aprender a fazer a radiografia de um estilista conhecendo suas características é básico para um profissional de moda. Nos Mapas de Estilo das Décadas estão os principais nomes que fazem a cultura de moda andar pra frente. Christopher John Rogers,…

Long John na Prada e na Osklen

E o Long John hein? Veio das profundezas do underwear masculino do século XIX para a passarela. Apareceu dançante, liso e em jacquard, no desfile masculino do inverno 2021 da Prada. Movimento, auto-expressão, conforto. Quer acompanhar o raciocínio criativo de…

Qual é o design para o final dos tempos?

Criação e premonição andam juntas na moda. E se você como eu ficou impressionada/o com o broche em forma de pássaro usado por Lady Gaga na posse de Joe Biden, ainda não viu nada. Precisa conhecer o surrealismo de Elsa Schiaparelli, recriado…

O que Kamala e Miuccia têm em comum?

O que Kamala Harris e Miuccia Prada têm em comum? Para começar, a vice-presidente dos Estados Unidos e a criadora de uma das marcas de moda mais influentes usaram o roxo. Kamala, no dia da posse. E Miuccia, no desfile…

Tempos dissonantes, bora criar!

Existem criadores que fazem de suas coleções verdadeiras crônicas do que estamos vivendo. Rei Kawakubo, da Comme des Garçons, é uma dessas pessoas. Desfilou seu verão 2021 para uma plateia minimalista (em termos de publico), de máscara, jogando sobre as modelos…

Os minimalistas estão chegando

Os minimalistas estão chegando, entre eles os minimalistas românticos como Simon Porte Jacquemus, que não abriu mão de desfilar. Sua coleção chamada de Amour, foi apresentada numa passarela de 600 metros no Parque Natural Regional Francês de Vexin, a uma…

E agora? O que será do desfile-espetáculo?

Se existe algo que está mudando é a forma de mostrar uma coleção. Nesse momento de reset, o circo da moda, com pit de fotógrafos, uma multidão de convidados e uma primeira fila estrelada, foi desmontado. Novas maneiras de apresentar…

Queremos é sermos desejados

Moda é movida a muito traballho e inspiração. O tempo todo, estilistas, empresários, stylists e novos talentos correm atrás de ideias para alimentar seu trabalho. E falando em roupa sustentável, não adianta a coleção ser feita sem ameaçar o planeta…

Como transformar um editorial em obra de arte

Nada anda sem boas ideias. Muito menos a moda, uma indústria baseada essencialmente na criatividade. A inglesa Grace Coddington, que foi durante muitos anos diretora criativa da Vogue, tem uma cabeça tão rica em ideias quanto sua abundante cabeleira ruiva.…

Uma carta pra restaurar a magia da moda

Você sabe quem é o Dries Van Noten? Pouco conhecido no Brasil, mas muito importante para a cultura de moda a partir dos anos 90, esse estilista belga está na minha nova série Mapas de Estilo das Décadas. Você vai…
Heloisa Marra
: Heloisa Marra

stelladentroemcimaJá há algum tempo a palavra sustentabilidade deixou de ser discurso de marketing e virou realidade. Isso aconteceu à medida que grandes empresas percebendo a mudança de comportamento do consumidor, passaram a rever sua forma de produzir.

Que desejo é esse que vem surgindo cada vez mais forte? Segundo o estudo da McKinsey, numa pesquisa feita durante a pandemia, 65% dos consumidores disseram que pretendem passar a comprar itens que durem mais, e com mais qualidade. Para eles, a novidade é o que menos importa na decisão de compra, mais voltada para longevidade, utilidade, conforto e sustentabilidade.

O que esse consumidor quer? No relatório de dezembro da McKinsey, a lealdade do consumidor vai depender das características de sustentabilidade stellaamareloda marca. Há um interesse crescente por produtos feitos com materiais reciclados, biodegradáveis ou com baixo impacto ambiental, como o algodão orgânico. A preferência por modelos de negócio circulares, como revenda, reparo e reforma, também tem aumentado consideravelmente.

Com a novidade importando menos do que conforto e longevidade, como fica a indústria de moda, um negócio que sempre se baseou na criatividade?

O conceito de criatividade está evoluindo. Cada vez é mais importante usar a cultura de moda para criar muito além do mundo material, valores, novas experiências, conexões emocionais e comunitárias.

Um exemplo foi a coleção do verão 2021 de Stella McCartney, chamada de Manifesto de A a Z sobre o tema da sustentabilidade. A coleção da estilista, uma das maiores defensoras de uma criação capaz de proteger a natureza, é 65% sustentável, feita com algodão orgânico, renda reciclada, couro vegano e óculos com armações de bambu.