Intro Anne jen
Heloisa Marra
: Heloisa Marra

Ela é linda, tem um sorriso encantador, participou do movimento contra a violência feminina organizado pela feminista e dramaturga Eve Ensler, ajudando a levantar 1 bilhão de dólares, é talentosa mas mesmo assim não se pode dizer que tenha conquistado a simpatia de muitos. Há quem, mesmo sem conhecê-la pessoalmente, diga que ela atua 100% do tempo, é carente e não parece ser muito confiável. A simples aparição de seu rosto na televisão, no cinema ou até em revistas de entretenimento, provoca reações de antipatia. É vista por muitos como alguém que leva muito a sério Hollywood. O que está por trás disso? Talvez a crença de que é errado julgar pessoas próximas como parentes, amigos e colegas de trabalho, mas que não há problema em fazer isso com celebridades.

A nova namoradinha de Hollywood

Jennifer e Anne - AFP

Por outro lado, o mundo ama Jennifer Lawrence. Nem mesmo o tombo no Oscar apagou o brilho da atriz, que além da solidariedade de Streep ainda recebeu gestos de cavalheirismo de Hugh Jackman e Bradley Cooper – seu parceiro em O Lado Bom da Vida. Descontraída e irreverente, ela parece não levar o mundo de fantasia de Hollywood muito a sério. Nem tratar como mito intocável Jack Nicholson, que uma vez a interrompeu durante uma entrevista. “Você está sendo mal-educado”, foi a resposta de Lawrence, que não se intimida diante de possíveis “você sabe com quem está falando?”.

E ao contrário da maioria das estrelas de cinema, que fazem questão de parecer naturalmente magras, do tipo “salada, arroz integral e frango orgânico”, Jennifer Lawrence não tem vergonha de fazer o que todos os seres humanos fazem: comer. Depois de ter declarado antes do Oscar que estava “morrendo de fome”, ela admite sem culpa, que chegou a pedir lanches do Mc Donald’s no tapete vermelho. Enquanto isso, Anne Hathaway é adepta a alimentação vegan.

Hathaway x Lawrence

Tombo anne

Mas as atrizes guardam mais semelhanças entre si do que diferenças. Ambas trabalham duro em diversos filmes por ano, descobriram ainda na infância a sua vocação e, no fundo, passam pelas mesmas questões que todas as atrizes de Hollywood. A diferença entre as duas está basicamente na atitude. Anne Hathaway é sem dúvida charmosa, mas a ela falta uma certa leveza, uma naturalidade espontânea. O que Jennifer Lawrence tem de sobra. Aos 22 anos, não tem medo de ser engraçada e exala uma energia que quase diz “eu poderia ser sua melhor amiga”.

A verdade é que manter uma imagem pública faz parte do trabalho de qualquer atriz, assim como a irracionalidade faz parte do papel de fã. Mas a discussão – e a reflexão - é válida. Mesmo nas telas de cinema, atrizes são pessoas de carne e osso, que estão sob constante julgamento do público a cada vez que saem na rua, sentam para jantar ou abrem a boca para se posicionar diante de qualquer assunto.Veja as atrizes no Ego!

Lena Dunham põe panos quentes

Mas se Lawrence tem como apoio, Street, Jackman e Cooper, Anne Hathaway tem uma defensora especializada naqueles que não se encaixam nos padrões. Lena Dunham chegou a twittar: “Anne Hathaway é feminista e tem ótimos dentes. Vamos guardar nossas reclamações para aqueles que não trabalham pela causa”. Recado dado, é hora de pensar se realmente o público não está sendo muito rígido com quem nos deu Fantine (em Os Miseráveis), Emma (de Um Dia) e Andy Sachs, no blockbuster O Diabo veste Prada.

 
amandas_heloisa_marra4.png