Sua primeira coleção, Café de Paris, lançada em 1973, era o oposto do look fluido e florido hippie, que dominava o momento. Enquanto seus contemporâneos bebiam na cultura de moda dos Swingin London, ele era um apaixonado pela Idade Média, pelo gótico da catedral de Estrasburgo da sua infância, pelos insetos e sobretudo por Hollywood nos áureos tempos.
Rigor de alfaiataria, cintura de vespa, curvas sensuais, ombros arquitetados, a mulher de Thierry tem um glamour provocante, quase perigoso. E foi vivida na passarela e nas campanhas por Jerry Hall, Verushka, Lauren Hutton, Diana Ross,Tippi Hedren e pelas brasileiras Luciana Silva e Betty Lago.
Um dos momentos mais incríveis da carreira de Mugler foi na comemoração dos 20 anos de marca no outono-inverno 1995 com a apresentação de 100 looks. Alguns deles inspirados nos tailleurs dos anos 1940 com cinturas apertadíssimas e pele nas barras. Outros com collants e peças metalizadas prateadas.
Libélulas, formigas, borboletas, teias de aranha viram grafismos inéditos nas criações do estilista, que transforma de maneira mágica seu microcosmo numa história épica de fadas, cowgirls e heroínas imbatíveis em matéria de estilo e nas campanhas monumentais de Thierry Mugler.
O.