Quando a cor entrou na moda

Vocês estão vendo como as cores fortes e vibrantes estão aí na passarela e nas ruas? Só que nem sempre foi assim. Durante muito tempo, o  preto, o cinza e o marrom dominaram as roupas. Você sabe qual foi o evento cultural inspirador que ajudou a introduzir a cor no universo da moda? Os Balés Russos de Serguei Diaguilev.

Cresci ouvindo Scheherazade, de Rimsky Korsakov. Mais tarde, trabalhando com moda, descobri que Scheherazade, o conto das Mil e Uma Noites sobre a mulher que a cada dia escapa de ser executada fascinando o sultão com uma história diferente é um dos espetáculos mais famosos dos Balés Russos. Foram os Balés Russos que ajudaram a colorir as roupas da época. Scheherazade conquistou Paris no dia 4 de junho de 1910.

sheherazadeSempre achei esse um momento muito especial na cultura de moda porque ele marcou a entrada da cor no guarda-roupa. E isso aconteceu estimulado por uma onda orientalista na Europa. Leon Bakst foi um dos artistas desse tempo. Autor dos cenários e figurinos de vários espetáculos dos Balés Russos, Bakst encantou costureiros como Poiret e Madame Paquin. Todos queriam trabalhar com ele.

bakstpaquinTenho certeza de que para quem gosta de criar estampas coloridas, não falta inspiração nas prints criadas por Bakst, que conquistou também os americanos com seu orientalismo rico, vibrante e minuciosamente colorido e desenhado.
cenário
Impressionado com a beleza das criações, o empresário Arthur Selig comprou vários desenhos do artista para estampar tecidos. Seus sócios foram contra e ele abandonou 32 anos de sociedade para fundar uma nova empresa, a Robinson Silk, onde acabou vendendo os trabalhos de Leon Bakst em sedas deslumbrantes numa loja em Nova York. E o mais interessante é que nos Estados Unidos, Bakst provou ser versátil e aberto. Apaixonou-se pela arte dos índios americanos criando vários desenhos para as sedas de Arthur Selig que fizeram o maior sucesso conectando duas culturas a russa e a americana.

montagembakstindioamericanoGostou dessa inspiração? Quer mais? Vem aí a minha Oficina de Inspirações, cuja primeira série se chama Mapas de Estilo das Décadas. São 100 anos de cultura de moda em 10 meses com um Memory Game para ajudar você a assimilar cada década. Inscreva-se para garantir seu lugar.