Vou inspirar-te agora, hoje é carnaval...

Carnaval e moda. Duas fontes de inspiração baseadas no luxo, na criação e na fantasia. Viajei nas duas durante o carnaval que aconteceu na semana do dia 15 de maio, comemoração do aniversário de Nova Friburgo para o meu programa Zoom Fashion. E vi como nessa cidade, que é hoje um dos principais polos de moda do país, o fashion e a folia estão mais ligados do que nunca.

Iris van herpen

Se você vibra como eu com as criações de Íris Van Herpen, vai gostar das referências super góticas da fantasia “Rainha das trevas” de Lunanda Motta. Lunanda, é professora do Firjan Senai Espaço da Moda, e foi campeã da categoria luxo no carnaval de 2020 pré-pandemia.

IntrorainhadastrevasSua mãe, Lucia Motta, trabalhou anos com Georges Henri, o máximo da elegância carioca nos anos 80. Lucia incentivou a filha desde pequena a participar dos concursos de fantasia, confeccionando pessoalmente os looks. O primeiro título veio com um traje todo de papel de jornal.

marcos salgado valeTudo bem, sabemos que alta costura só existe na França. Mas a fantasia do vencedor desse ano da categoria luxo masculino, Marcos Salgado, com “A Indústria de Nova Friburgo na Folia”, é um primor de bela costura, exuberância e imaginação: camisa e calça inteiramente feitos de renda francesa sob um manto de veludo cravejado de pedras. Detalhe: as pedras foram todas colocadas com um palito embebido em cera de abelha.
MetamorfosevaleOutra grande emoção de Marcos foi estrear também na Sapucaí como destaque a convite da Unidos de Padre Miguel. A fantasia, "Metamorfose", trouxe incríveis borboletas também precisamente aplicadas. Devidamente customizada, "Metamorfose" ainda ganhou o segundo lugar de luxo feminino no concurso de Nova Friburgo.

introgeralProfessor, consultor de moda e dono da loja Lou All Curves, para vestir todas as curvas femininas, Mikael Torres mostrou que o carnaval inspira a moda. Sua pesquisa “Com que roupa eu vou”, comprova isso. Mikael produziu três coleções inpiradas na Mangueira e em Yohji Yamamoto, num mítico encontro entre o malandro carioca e Chanel, e nos bailes luxuosos de Veneza.