A Faculdade de Belas Artes em São Paulo acaba de criar um curso de quatro semestres chamado de Mídias Sociais Digitais com a coordenação de Carol Garcia e tendo como mentora a empresária Alice Ferraz. Divulgado com o slogan "eu sou blogueira. Essa é a minha profissão e agora pode ser a sua", o curso provocou certa polêmica. Alice Ferraz, autora da ideia, Costanza Pascolato, Camila Coutinho, Fê Senna, Lari Duarte, Nati Vozza, Camila Ferreira Leite, Renata Corsette e Mica Rocha dão aqui sua opinião sobre o assunto.

Produção de imagem e conteúdo para mídias digitais, monetização de conteúdo são alguns dos módulos do curso, que foi criado para atender a uma nova profissão. Segundo Alice, havia uma demanda no mercado. "Não é só para ser blogueira, o que é maravilhoso. Às vezes elas não fazem nenhum curso, ou fazem jornalismo, moda. É exatamente para dividir isso. Não falam que tanta blogueira escreve mal? Se você vai contratar alguém para cuidar das mídias sociais de uma empresa, essa pessoa tem que ser formada em quê? Então é essa a formação que a gente quer dar. O que a gente está tentando é formar pessoas para essa nova demanda de trabalho que a internet gerou", explica Alice.

bloggeurias-1

Alice Ferraz: 'Aliás eu quero fazer esse curso!"

A empresária esclarece que o curso não será dado por professores de moda ou estilistas "mas por gente técnica, professores preparados para isso. Estamos há um ano formatando. A Belas Artes está sendo pioneira. É uma faculdade de tradição, não iria se aventurar em algo que não faz sentido. Acho que precisa de gente de vanguarda para contar que isso é uma coisa séria. Mas é claro que tudo o que é novo gera polêmica!", diz Alice, que começou a trabalhar com moda há 25 anos, quando não existiam cursos nessa área. "Sou total empreendedora, uma pessoa da indústria criativa, não tenho formação. Aliás, eu quero fazer esse curso!"

blogueiras-2

A notícia caiu na boca do povo fashionista na São Paulo Fashion Week, onde as blogueiras mais famosas circulam. A assessora de Thassia Naves avisou que ela não falaria sobre qualquer outro assunto que não fosse tendência. Simpática, minibolsa Chanel a tiracolo, Thassia elegeu a saia evasê, que disfarça o quadril, e a calça flare.

Camila Coutinho: 'Estudar é sempre bom'

Renata Corsette, que faz parte do Primeiro Coletivo Carioca de Blogs fundado por Bebel Schmidt e Kika Gama Lobo, observou: "para entender a moda você tem que estudar muita coisa. Sou formada em economia, pós-graduada em marketing e tenho faculdade de moda. Tenho curso de personal stylist também. São muitos anos estudando a fundo. Já existe faculdade de moda na Belas Artes, um curso maravilhoso de graduação".

Formada em design de moda pela Faculdade Boa Viagem, em Recife, Camila Coutinho acha que "estudar é sempre bom, independente do segmento em que a blogueira decida investir."

blogueiras-3

Fê Senna 
Começou a se interessar por moda quando cursava arquitetura. No início do blog, falava sobre moda e decoração. Hoje está cursando marketing. "Acho importante o curso. Fora do país já existem similares, assim como o que cursei em Londres. Para mim, a matéria fundamental seria Mídias Sociais", diz Fê, que para o inverno 2015 aposta no que viu na semana de moda de Londres: muito couro, transparência, brilho e comprimento mullet. "Acho que aqui vai funcionar da mesma forma."

Lari Duarte: 'Faculdade de jornalismo é imprescindível'

Lari Duarte formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Não sabia do novo curso de graduação mas tem uma opinião: "para seguir a profissão, a faculdade de jornalismo é imprescindível. Vejo muita blogueira que não entende sobre notícia e faz texto sem lead. Acho que o jornalismo dá uma base muito boa.”

Formada em propaganda e publicidade na Fundação Armando Álvares Penteado, Mica Rocha é apresentadora e empresária. "O curso é válido", diz, "e independente do segmento, as pessoas devem investir em áreas para as quais tenham aptidão". Diplomada em Moda pela Anhembi Morumbi, Nati Vozza indicaria o curso de graduação em Moda para quem deseja seguir na profissão. Para Camila Ferreira Leite, matérias fundamentais num curso como esse seriam marketing, comercial e conteúdo de história da moda. Há dois anos Camila tem um site, o Inspire me, com Rafaella Cardoso. As duas cobrem as semanas de moda e dão consultoria.

blogueiras-5
Costanza Pascolato: 'As pessoas estão a zero então why not?'

Entre as disciplinas do curso que mais despertaram polêmica, estão Marketing Pessoal e Estética e felicidade. Para Costanza Pascolato, é uma vantagem: "Pelo menos vão ser menos ignorantes, coitadinhas. Marketing pessoal, felicidade... Isso não é cultura, é informação mas o país precisa disso. As pessoas estão a zero, então why not começar pelo que elas acham que é um sonho de cinderela?"

blogueiras-4

 Para Costanza, vivemos hoje uma época mais imediatista com todo mundo a seco em matéria de conteúdo. "A gente tinha um sonho de ser jornalista. Hoje não sabem nem o que é cinema, seriado, nem novela vêem mais. Qualquer coisa que informe de uma maneira decente serve. É como a mãe que tem que educar. Hoje as mães não têm tempo para educar, não dão limite nem informação. Então qualquer lugar que dê um pouco de informação, acho que é válido", afirma Costanza que chama atenção para a importância da opinião e da questão individual.

Costanza: 'É o momento histórico para começar a ter opinião'

"Não podemos mais ser uma multidão que acredita numa bobagem qualquer. É o momento histórico para começar a ter opinião. história do Brasil é muito recente. Eu sou uma europeia, estou voltando a estudar coisas do passado porque its where I belong, descobri que é assim mesmo. Estou com 75 anos e estou fazendo a viagem da kombi, voltando para casa. Esse país tem espaço para danar, e se não tomar conhecimento da própria capacidade, vai se deixar orientar por um governo que quer ser totalitário? É uma bobagem, porque as pessoas não aconteceram ainda. Eles querem fazer isso antes que as pessoas aconteçam."

Back To Top