Decotão, vestido de alças branco e sandália Prada. Foi assim que Janie Bryant chegou para a entrevista na sala do Festival do Rio, no Armazém 6 do Cais do Porto. Desde 2007, a série ganhadora do Emmy "Mad Men" vem sido aclamada por crítica e público trazendo de volta os anos 60 com uma impressionante riqueza de detalhes. A responsável pelo figurino é Janie, que fez um workshop no Festival, onde falou sobre seu processo de criação. Além de fazer o figurino das séries, ela está cheia de novidades!

 "Sou de Cleveland e assim que cheguei em Nova Iorque meu primeiro trabalho foi como palhaça em aniversários. Não tinha ideia de que no futuro trabalharia com figurino, mas ali de certa forma ele já estava em mim", conta Janie. Com formação em Design de Moda, trabalhou como stylist até cair no figurino por acaso. "Conheci uma figurinista em uma festa e no dia seguinte ela me ligou chamando para ser sua assistente em um trabalho, a partir daí não parei mais", explica. 

janie festival do rio

Ganhadora do Emmy de melhor figurino por "Deadwood" e indicada por "Mad Men", Janie valoriza um bom script. "Sempre começo com o roteiro. Sem ele não temos um mapa para nos guiarmos. Fico muito inspirada quando leio e a partir daí consigo entender os personagens, sentir o clima, o lugar onde estão, a época. É nesse momento que visualizo a roupa e as cores ideais para cada um. É um trabalho de coupage minucioso", conta. 

 

deadwood 44

 

Com "Mad Men" começando em 1960 e agora terminando em 1969, mostrar a evolução e a passagem de tempo ao longo da série é feita através dos personagens que tiveram mais mudanças de vida. "Eu realmente aproveito mais aqueles em que posso mostrar a mudança de tempo e na maioria das vezes não são os principais. É o caso da Megan e do Harry, que tiveram todas essas diferentes oportunidades de poder mudar e isso dá para ser visto claramente. É muito divertido poder fazer isso com esses personagens", explica. 

 

megan 1

harry 1

 

Trazer personalidade aos figurinos masculinos pode ser um trabalho difícil para qualquer figurinista ainda mais quando os personagens só vestem ternos. Janie conta que parte das minúcias do guarda-roupa para imprimir sua individualidade. "Por exemplo, numa cena sombria de Don Draper eu uso uma cor mais escura na gravata, já na feliz coloco cores quentes e chamativas. Gosto de brincar com as abotoaduras também. Mesmo sabendo que ninguém vê, o ator está usando e acaba ajudando a entrar no espírito do personagem."

 

don draper

 

"Alguns designers me inspiraram como CourrègesGivenchy e Pierre Cardin. Eles não têm um papel tão forte na criação do figurino em si, mas são importantes para situar a moda da época", explica Janie.

 

courrege pierre

 

 As roupas usadas pelos atores são alugadas de casas vintages de Los Angeles, outras assinadas pela figurinista e algumas reformadas. Esse é um dos maiores desafios já que é preciso sempre ter costureiras a postos durante as filmagens para qualquer eventualidade.

A frágil blusa vintage de Peggy


"Trabalhar com roupas 
vintages é delicado porque elas podem se desfazer a qualquer momento. Os atores se movimentam em cena o tempo todo e tudo pode acontecer. Durante uma cena em que Peggy está fumando com os homens durante o trabalho, ela estava com uma blusa vermelha com laço e essa peça começou a rasgar em todos os lugares. A blusa era de seda e antiga e nós não tí
nhamos percebido seu estado até começar a filmar. Já tínhamos feito uma boa parte da cena e não poderia mudar a roupa, o jeito foi ficar costurando de 5 em 5 minutos", lembra Janie

 

peggy 6

 

Coleção para a Banana Republic

Janie criou três coleções para a Banana Republic. "Amei trabalhar com a marca
 e seu time. Foi muito diferente criar uma coleção ao invés do que estava tão acostumada a fazer, que é o figurino. Acabei volta
ndo às minhas raízes. Estava criando para o consumidor com todos tipos de gostos e corpos diferentes, o que é completamente diferente do figurino, onde você faz algo específico para aquele personagem sem necessariamente se basear em tendência. É um só, quase uma peça piloto", contou Janie sobre a experiência de três coleções com a marca.

 

banana-republic-mad-men-collection1

 

Uma grife de meias e um reality show


Com o fim de "
Mad Men"Janie tem se dedicado a outros projetos na área de design e televisão. Ela acaba de lançar uma coleção de meias-calça chamada Janie Bryant Leg Couture. "Estou muito animada com a coleção de meias. Desenhei com um toque luxuoso, que inclui a mais nova tecnologia da Lycra. Eu queria repensar o sexy e fazer toda mulher se sentir mais poderosa", explica.

Outros projetos
 também estão a caminho, entre eles o reality show "Janie Bryant's Hollywood", em que designers de moda criarão looks inspirados nos seus filmes favoritos, uma linha de bolsas com a Koret New York e uma linha de meias masculinas com a Mack Weldon.

 

meias janie

 

Back To Top