Com 42 km a Restinga da Marambaia é uma faixa de areia separada do continente pelo Canal do Bacalhau, na Barra de Guaratiba, Município de Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Marambaia, na linguagem indígena, quer dizer "cerco do mar". Um mar artista, que na subida e descida da maré, faz surgirem e sumirem dunas, praias e recantos. Paraíso ambiental controlado pela Marinha, com descendentes de escravos ainda morando nas remanescentes comunidades quilombolas, a Restinga foi o cenário que escolhemos para nossa história de pescador.

 Para entrar na reserva é preciso autorização mas a dois passos do paraíso, no Ecomarambaia Canoe Club, tiramos uma casquinha de uma das paisagens mais lindas do Rio de Janeiro. Numa expedição comandada pelo fotógrafo Felipe Gaspar, que levou até um peixe comprado na feira para trabalhar como figurante, o stylist Jhon Santana, a modelo Larissa e Mari Saavedra, nossa beauty artist, cruzaram as águas do lugar em busca dos melhores cenários.


pescador

A história da restinga tem pirata escondendo tesouro no século XVII e Comendador (Joaquim José de Souza Breves) tomando posse da terra no dia 27 de fevereiro de 1856. Tem tráfico de escravos, que assim que chegavam ficavam de quarentena sendo engordados e preparados para cair na roça de milho, café e aipim. Com a permissão do Comendador tomavam pinga e dançavam o cateretê e o batuque para espantar a saudade. Tem até novela da TV Globo. Foi lá que gravaram uma das primeiras novelas, "O Sheik de Agadir". Depois vieram "Kubanakan e mais recentemente "Flor do Caribe".

Ficou com água na boca? Vale a pena visitar o lugar mas é recomendável chegar muito cedo, 8h da manhã, no sábado. Durante a semana, com menos gente, é ótimo. Domingo vira uma disputa de terra. Se for de carro, atenção, pois existem poucas vagas e estacionar em local proibido é multa na certa.

Uma vez lá, é só delícia, deslizando sobre um stand up paddle, num caiaque ou mergulhando. Gostou da história? Quem quiser que conte outra.

 

 

 

 

Back To Top