O Inverno 2015 da São Paulo Fashion Week acontece entre os dias 03 e 07 de novembro e terá o maior número de desfiles da história do evento. 37 marcas desfilarão, incluindo uma parceria inédita da Versace com a Riachuelo, com direito a presença de Donatella Versace. Mas além da força fast fashion, também entram na passarela Sacada, Victor Dzenk, Patricia Viera e TNG, marcas cariocas que migraram para São Paulo diante do cancelamento do Fashion Rio nessa edição. Os mineiros Apartamento 03, LlasPat Bo e GIG também estreiam na passarela paulistana.

 Modelos estreladas

Animale preparou um time de peso para o desfile que abre essa edição. No seu dream team estão a norueguesa Kat Hessen, estrela das campanhas de Marc Jacobs e Alexander Wang, a russa Nastya Sten, que desfilou para Chanel e GivenchyHarleth Kuusik, da Estônia, que tem no currículo Louis Vuitton, Miu Miu e Dior, e por fim a polonesa Magdalena Jasek, rosto das campanhas de Valentino e Prada e que já passou pelo Cantão. 

 

 modelos

 

Gisele Bundchen, posando aqui com o jeans power skinny da Colcci em foto de Zee Nunes, está confirmada para o desfile. Quem também entra em cena exclusivamente na Ellus é Carol Trentini e Dani Witt, estrela do último desfile da Marc by Marc Jacobs, para a Triton.

 

modelo-gisele

 

modelos-carol-dani

 

Exposição interativa da Melissa com Cecilia Dean

 

Paralelamente aos desfiles, uma programação promete agitar os corredores do evento. Comemorando seus 35 anos, a Melissa chamou a conceituada editora da revista "Visionaire", Cecilia Dean, para desenvolver o MOVE Plasticity e criar a sua própria exposição interativa mostrando o olhar da marca para seus próximos 35 anos. 

 

A mostra acontece no lounge da marca e traz artistas americanos e brasileiros criando obras inspiradas na plasticidade através de instalações participativas onde o público atua junto ao artista. 

 

melissa-spfw

 

Stella McCartney conversa com jornalistas

A C&A repete a parceria com
Stella McCartney e lança sua nova coleção com a presença da estilista. As peças femininas, uma linha infantil e outra de moda praia chegam a partir do dia 18 de novembro às lojas. 

 

Entre os modelos estão sua clássica alfaiataria em calças, macacões e blazers com cartela de cor em tons pastéis como o azul, rosa, nude e amarelo, complementada por branco, marinho, dourado e preto. Nos acessórios, bolsas, sapatos e cintos em tons metalizados de azul, grafite, rosé e dourado. 

 

stella-para-cea

 

Dona Florinda chegou

Comandada pela empresária Fátima Brilhante, a grife cearense Dona Florinda foi convidada para apresentar sua coleção no 
lounge oficial da SPFW. Com toque bohochic, a coleção mostrará o espírito de uma jovem viajante em busca de referências. Para trazer inspirações a equipe de estilo viajou até o Deserto do Atacama, de onde tirou um mix de estamparia e uma modelagem descontraída com cores excêntricas. 

 

florinda

 

As vikings e gladiadoras de Eduardo Pombal

 

Tufi Duek, com o estilista Eduardo Pombal, traz vikings e gladiadoras, criando uma mulher forte e guerreira do século 21. Entre os materiais, estão o couro, crepe de lã, paetês e fibras de metal. Na cartela, tons metálicos, vinho, marrom, verde floresta e preto.

 

tufi-duek-inverno-2015-croqui

 

Contos de fada na Cavalera

O universo lúdico e fantasioso dos Irmãos Grimm inspira a marca com uma releitura do clássico conto "João e Maria". Cheia de estampas especiais, a coleção também traz uma curadoria de tecidos feita pelo diretor criativo Alberto Hiar, que trouxe um mix de diferentes países como Turquia, Índia, Itália, Espanha e Japão. 

 

cavalera-spfw

 

O sportchic de Juliana Jabour


Juliana mistura anos 70 com
sportchic. Pode-se esperar muito moletonneoprene, sarja, e crepe nas cores branco, preto, off-white, chumbo, tomate, beterraba e pink.

 

juliana-jabour-spfw

 

Amapô: auto-homenagem

Para o Inverno 15 a 
Amapô comemora sua própria persistência e os 10 anos da marca olhando para a própria linha do tempo.
 As estilistas Carô Gold e Pitty Taliani prepararam modelagens oversized, aplicações em pedraria, japonismo, inspirações nos anos 70, 80 e 90. 

 

amapô-spfw

 

TNG se inspira no trabalho do século XIX

A TNG traz uma releitura através do jeans das vestimentas de trabalho do século XIX. M
odelagens amplas de parcas, trenchcoats, casacos e saias midi e longas, macacões e as jardineiras prometem ser a aposta da coleção. 

 

tng Inverno 2015 SPFW baixa

 

Animale nômade sensual

Para a estreia de Vitorino Campos como estilista da 
Animale, a marca viajou na Rota da Seda, que sai de Istambul e passa por vários países da Ásia Central até chegar ao extremo oriente na China. A mulher nômade virá interpretada em peças de seda, lã, veludo e telas com modelagens cheias de recortes estratégicos, fendas e
 decotes característicos da grife. 

 

animale-spfw

 

Triton: aventura no deserto

O desfile vai ao deserto para o Inverno 2015.
 
O tema aparece na mistura de tecidos, nas formas, recortes e cores. Mix de uniformes com a estética biker, motocross e army.

 

triton

 

As amazonas de Victor Dzenk


 Inspiração: o cavalo da raça Mangalarga M
archador. O clima dos campos e dos haras surge em peças com franjas, saias longas e midis, ponchos, quimonos, calças e camisaria. 

 

victor-sofw

 

África na Iódice e barroco na Acquastudio

Depois de duas temporadas longe, a 
Iódice volta com um desfile inspirado na África. A coleção lembra os rituais de sedução Wodaabe, onde os homens se vestem e dançam para conquistar a mulher. 

 

A Acquastudio leva o neobarroco para a passarela com peças trabalhadas e na cor dourado.

 

iodice-aqcua-spfw

 

PatBo celta e Apartamento 03 em clima de Dersu Uzala

Patricia 
Bonaldi, estilista da PatBo, afirma: “A feminilidade, que é a cara da marca, está presente na temática Celta, mas vocês vão perceber uma presença de masculino nas formas, principalmente na alfaiataria, que está mais precisa e é uma aposta da coleção”.

 

Sem dar muitas pistas do que será apresentado, a Apartamento 03, do estilista Luiz Cláudio virá com inspiração no filme Dersu Uzala, de 1975. "A cartela de cores vem da floresta noturna de Dersu. Alguns shapes orientais aparecem, lembrando o velho caçador."

 

apartamento-patbo

 

Gig no Uzbequistão e Giuliana Romanno provocante

A mineira 
GIG, de Gina Guerra e Patricia Schettino, foi até o Uzbequistão buscar inspirações para seu inverno 2015. Lá Gina, também estilista da marca, encontrou uma cultura repleta de cores, formas e belezas das mesquitas, tapeçaria além da cultura local, que chega às passarelas com um olhar renovado da região. Na cartela de cores, predominam camelo, azul e pink.

 

Em seu segundo desfile na SPFW, Giuliana Romanno faz um passeio noturno, sugerindo um cenário sofisticado e intimista. A mulher do inverno da marca é protagonista de um palco urbano e provocante.

 

gig-giuliana

 

A liberdade é azul de Vitorino Campos

 

O estilista, que também assina o desfile da Animale, se inspirou no longa "A liberdade é azul", do polonês Krzysztof Kieslowski. As referências aparecem nas construções de detalhes e nas cores como o azul, roxo, verde, vermelho, branco e perto. 

 

vitorino-campos-spfw

 

Colcci street mostrando backstage em tempo real

A marca vai desfilar um inverno street.
 O jeans aparece sem nenhum tratamento, mas com muitos efeitos. Outros materiais, como couro, tricoline, náilon, jacquard e tecidos de fibras naturais como o cashmere e alpaca surgem em marinho, militar, camelos, cinza, verde e laranja. Além disso, a marca promete uma ação inédita no Brasil com o aplicativo Snapchat mostrando em tempo real dos preparativos.

 

Fusão de ideias na UMA

UMA por Raquel Davidowicz promete uma coleção inovadora. “Desprendimento foi o desafio para este trabalho conduzido de uma forma inovadora. A fusão de ideias provocou uma quebra importante na rotina criativa e trouxe frescor ao nosso produto”, conta a designer. Na passarela, shapes assimétricos, recortes e amarrações junto com a alfaiataria. Entre os tecidos estão viscose, rayon, cetim em tons de gesso, cimento e preto. 

 

colcci-uma

Wagner Kallieno geométrico e Sacada viaja aos Andes

Wagner 
Kallieno traz um estudo do preto e branco com ponto de partida para a geometria. Já a Sacada se inspirou nos Andes e nos Incas trazendo suas estampas em variações desconstruídas com retas e losangos em cores vibrantes.

sacada-wagner

Back To Top