Dilacerado em Fernanda Yamamoto, despencado em tiras que quase se soltam, presas apenas por cristais em Gloria Coelho, o vestido, objeto de desejo feminino, surge nesse inverno revolucionado. Ricas, rústicas, tricotadas, bordadas, as texturas da estação têm mil faces. Lembram, em muitos grafismos no tricô da Gig, o Uzbequistão, ou no trench coat desconstruído da Osklen, os agasalhos dos viajantes. 


Gloria Coelho: paixão pelo tule

"E aí, de novo tule, me falam. O jeans existe há anos. Por que não posso ficar estudando uma matéria como o tule? Os recortes em tule dão a impressão de que a matéria não existe. O tule tem novos recursos que eu adoro", conta Gloria, que batizou seu inverno 2015 de "Metamorfose das estruturas". A coleção mistura anos 60, 70 e 80, lembrando o movimento hippie, brincando com o patchwork, a geometria e o esporte. O couro foi muito usado, muitas vezes em contraste com o vinil. A maquiagem, segundo a designer, também reflete essa mistura de décadas: "A boca é de 90, a sobrancelha, de 80, os cílios são 70 e a pele, de 2025", brinca.

 gloria-coelho-spfw-15gloria-coelho-spfw-15-2

A coleção, segundo Gloria, investe na alfaiataria. "Fizemos opções comerciais das peças, que no desfile tendiam mais para os tons escuros. Nas versões comerciais teremos tons como o verde mais forte, o gelo, o bege, o bordô, o turquesa e o amarelo". As botas, em várias alturas, deram um verdadeiro show de estilo.

backstage-gloria

O autoconhecimento de Fernanda

O ponto de partida da estilista foi a renda brasileira, que virou estampa abstrata e jacquard. O tricô manual é uma das estrelas da coleção em vestidos com efeito desfiado surgindo da trama. Lã, jacquard de algodão em preto, cinza, vinho e verde escuro construíram silhuetas a princípio sóbrias, que vão mudando em efeitos de rasgos para desabrochar em flores.

fernanda-spfw

backstage-fernanda

A estreia da GIG 

A grife de Gina Guerra já tem um público cativo dentro e fora de Minas Gerais. Ela foi ao Uzbequistão descobrir as cores e estampas para o seu inverno 2015. Modelagem reta e comprimento midi modelam uma feminilidade colorida, tramada em arabescos lembrando as curvas das mesquitas e a riqueza visual do Uzbequistão. Vendida em mais de 70 multimarcas no Brasil, a grife tem clientes nos Estados Unidos e Canadá através da Intermix, em Paris está na L' Eclaireur e em Londres, na Joseph.

gig-spfw-15

backstage-gig

A floresta medieval de Helô Rocha

Devorês em veludo e seda, tear manual com fitas de passamanaria moldaram vestidos de sonho na Têca, de Helô Rocha. Do curto ao mais comprido, os modelos vestiram criaturas quase irreais usando acessórios inspirados na floresta: galhos, orquídeas, pequenas flores e escaravelhos. Assinadas por Caio Vinicius, as clutches foram um dos pontos altos da coleção.

teca-spfw-15

Silhueta ampla e gráfica de Juliana

A peça-desejo desse inverno é o moletom listrado estampado por flores. Juliana desfilou seus principais sucessos inspirados nos anos 80 e completados por brincos e óculos gráficos. Nada aperta na silhueta apresentada pela designer que misturou estampas e brincou com as texturas numa silhueta alongada mais ampla na parte de cima. Um charme as bolsa pequenas a tiracolo.

ju-jabour-spfw-15

'O momento não á para termos dúvidas do que ser'

Vidrilhos, canutilhos, cristais Preciosa e bordados sobre veludo, musseline de seda pura, tricoline e tricô artesanal enriqueceram o inverno de Lino em vestidos alongados, midi ou compridos. Segundo Lino, a coleção é simples, funcional, prática e inteligente. Sem abrir mão das características desse estilista, como as nervuras delicadas no blazer levíssimo. "O que faço é  pura coragem", escreveu Lino, para quem a aparência é um estímulo para se enfrentar o que vier.

lino-villaventura-sfpw-15

backstage-lino

O casal globetrotter da Osklen

Adorei a desconstrução do trench coat, que vira saia, colete e volta a ser casaco. A grife de Oskar Metsavaht foi buscar na mala de um casal globetrotter as peças clássicas do guarda-roupa. Montada em camadas, a silhueta reflete novas experiências experimentadas em viagens. Fluida e transparente, aos poucos ganha novas cores e camadas. Bonito o macacão de xadrez com amarração grunge. 


osklen-spfw-15osklen-spfw-15-2

Versace girl

Da estampa de concha e estrela do mar em fundo branco ao look noite com direito a fenda à la Angelina Jolie, a marca não brinca em serviço. Na Avenida Paulista, a loja da Riachuelo brilhava com as vitrines decoradas pela imagem da modelo Adriana Lima. Oncinhas salpicando tops de barra rendada, correntes, sandálias altíssimas, dourado estão circulando a mil pela cidade pois a coleção começou instantaneamente a ser vendida logo depois do desfile.

versace-spfw-15versace-spfw-15-2

 Fotos de backstage: Gabriela Bittencourt e arte: Juliana Morais

Back To Top