O dia em que a moda desceu do salto

Você sabe o que fez Stella McCartney criar sua mais recente coleção resort? Uma vontade incontrolável que a maioria das pessoas, segundo ela, tem de ouvir uma música bem alta, ir a uma festa, encontrar com os amigos. Desse desejo nasceram os looks dançantes do seu resort 2022.
Música sempre foi uma das grandes inspirações da moda. E o que não falta é exemplo!

foto2steven meiselUm dos maiores fotógrafos da moda internacional, o Steven Meisel, só fotografa os editoriais ouvindo música e dançando. Encontrei com ele num desfile em Paris e perguntei que música ele estava ouvindo naquele momento. A resposta chegou aos meus ouvidos quase como um grunhido: Grunge.
Nirvana
Isso mesmo, era o grunge de Curt Cobain e do Nirvana saindo do underground das bandas de garagem de Seattle e entrando na revista Vogue. Olha só o editorial fotografado para a "Vogue" por Meisel com peças da coleção de Marc Jacobs para Perry Ellis em 1992.

foto3grungeSobreposições, coturnos, vestidos floridos, muito xadrez. O grunge fez a moda descer do salto. E libertou cada um para fazer seu próprio visual. Quer saber mais sobre movimentos que influenciaram a moda até hoje? Inscreva-se na minha série Mapas de Estilo das Décadas, e venha participar das minhas Oficinas de Inspiração.
Se você se inscrever até 21 de julho ganha uma recompensa: 40% de desconto no preço à vista. Espero vocês!