As casas da Rua Lopes Quintas e de suas transversais no Jardim Botânico servem de ateliês para muitos artistas e estilistas. No bairro o consumo acontece na intimidade de ambientes pequenos, floridos e aconchegantes. Essa rotina mudou na Copa. Diante da demanda de imóveis para alugar, muitos artistas deixaram seus espaços. Ainda assim muitos sobreviveram e continuam com suas produções, que em setembro serão apresentadas no Circuito de Artes do Jardim Botânico. Conheça alguns deles:

1. Leticia Costa joias

Formada em Artes Plásticas na Bahia, Leticia Costa chegou ao Rio nos anos 90 para trabalhar com moda supervisionando franquias de marcas cariocas. Foi com a entrada do filho na faculdade de Desenho Industrial que o seu lado designer foi despertado. “Comecei a ficar apaixonada pelo o que meu filho fazia e acabei fazendo os trabalhos junto com ele. Até que ele me deu a ideia de entrar de novo na faculdade. Depois de fazer um ano de marketing, me matriculei em Desenho Industrial", contou a artista.

leticia correta

Durante o período da faculdade Leticia fez o curso de joalheria no Ateliê Mourão, um dos percussores da linha contemporânea e se apaixonou pelo design de joias. “Montei meu ateliê há 10 anos. Tenho uma veia artística muito forte. Se eu não criar entro em angústia,” conta.

leticia costa 2

leticia costa 3

A parceria com os filhos já rendeu alguns trabalhos. O filho Toz é um dos maiores grafiteiros do Rio de Janeiro e com ele já fez peças para seus personagens como o Vendedor de Alegria exposto esse ano em sua mostra no Centro Cultural Hélio Oiticica. Já com a filha, a figurinista Rita Viana, ela está trabalhando nas bijuterias usadas pelos atores na minissérie “Milagres de Jesus”.

O trabalho de Leticia é feito em prata, pedras e bijuterias, a maioria em peças únicas. Para conhecer mais entre em: www.leticiacostajoias.com.br

2. Studio 512

Criado por 4 pessoas de diferentes áreas (Beti Speiski, diretora de estilo da Sacada, Renata Speiski, Felipe e Monica Lobão) o Studio 512 é um espaço multiuso com a proposta de ser uma alternativa para exposições, workshops, lançamentos de livro, showrooms, eventos e muito mais. Segundo Monica, uma das sócias, a casa com mais de 400 m² é um lugar para conectar e agregar projetos e profissionais de diversas áreas.

studio 2

studio 1

Destaque para o curso saboreando a história da chef e historiadora Ana Roldão que além de apresentar muitas histórias e curiosidades da época, conta com um menu degustação. O próximo da série será o "Uma noite com Frida Kahlo" no dia 13/08.  Para quem quiser conhecer e saber mais o studio fica na Rua Jardim Botânico, 512. Telefone: 2274-8049/ 3268-3095. www.studio512.com.br

3. DC lá em cima

A multimarca Dona Coisa de Roberta Damasceno e a editora Cosac Naif de Charles Cosac se uniram no espaço DC lá em cima. O charmoso local é uma livraria, loja e café que além de livros também vende cervejas artesanais, objetos de arte, cachaças, vinhos, flores entre outros. O projeto é do Estúdio Manus de São Paulo.

O melhor vinho tinto brasileiro está sendo vendido por lá. O Era dos Ventos é feito em Bento Gonçalves e dependendo da uva a garrafa pode custar de 170,00 a 260,00 reais. A vinícola é dos sócios Pedro Hermeto, do restaurante Aprazível, Luis Henrique Zanini, enólogo da Vallontano, e Álvaro Escher, enólogo ex-Cave Ouvidor, e está situada num dos recantos mais remotos dos Caminhos de Pedra. E uma curiosidade, um aparelho de som toca "As quatro estações" de Vivaldi durante a fermentação para que o açúcar se converta ao álcool de maneira harmônica. 

dona coisa la em cima

Para saber mais entre em www.donacoisa.com.br 

4. Ateliê Alice Aroeira

Com 4 anos de existência, o Ateliê Antonieta agora passa a se chamar Ateliê Alice Aroeira. O nome, na verdade, é da fundadora, que preferiu algo mais autoral e simbólico. “As pessoas sempre perguntavam o porquê de Antonieta, se era algo de família. Na verdade não conseguimos o nome e como muita gente já falava o ateliê da Alice resolvemos adotar de vez meu nome”, conta a própria.

alice aroeira

Com a mudança no nome veio também uma nova parceria. Saiu a antiga sócia e entrou Camila Menezes, amiga da faculdade de Desenho Industrial na PUC e recém chegada de uma temporada em Nova York. Juntas elas trabalham com linha de festa, noivas e madrinhas além de uma coleção casual própria.  

alice colecao

O ateliê fica na Rua Lopes Quintas, 46. Casa 5. www.facebook.com/atelierantonieta

5. Maria Oiticica

Nascida em Manaus, Maria Oiticica começou a criar joias quando guardou algumas sementes de jarina para presentear uma amiga nos Estados Unidos. “Foi então que tive a ideia de comprar alguns colares e fazer pequenas interferências no acabamento e comprimento. Acabei criando uma pulseira para presenteá-la e nunca mais parei”.

maria oiticica 1

Hoje ela cria colares, pulseiras, brincos, bolsas, sandálias e outras peças com materiais encontrados na natureza como sementes, cipós, cascas de árvores, folhas e frutos secos, madeira, osso, e até escamas e pele de peixe. Misturando essas matérias-primas com prata e ouro as peças se transformam em joias.

As inspirações indígenas fazem parte do seu DNA. “Se a moda é colar curto trabalho mais com este comprimento sem deixar de lado as formas, cores e idéias próprias das quais nunca abro mão”, conta.

A marca exporta para os Estados Unidos, Canadá e Europa e tem o seu ateliê na Rua Visconde de Carandaí, 19 e uma loja no Shopping Leblon. www.mariaoiticica.com.br

6. Casa Soma

A Casa Soma é um espaço de coworking que reúne os escritórios das marcas Os/On com suas roupas e acessórios novos, seminovos, usados e vintage, a Brir com bijoux e acessórios em geral, e a Acervo Collection, com peças modernas e minimalistas. Por lá são feitos periodicamente eventos das marcas residentes, além de exposições de fotografias, pinturas e instalações. Para visitar a casa e conhecer os escritórios, é preciso marcar horário, para saber mais entre em www.casasoma.com.br

casa soma

casa soma 2

7. Casa 25

 

A Casa 25 na Rua Visconde de Carandaí, 25 abriga alguns dias do ano o Bazar Carandaí 25. A próxima edição do evento já tem data marcada para os dias 5 a 10 de agosto de 14 às 20 horas. Por lá muitas marcas expõem e vendem suas criações como: Brigitte, Corporeum, Dona Coisa, Eloah, Escudero, Fabric. Co, Guipire, Nag Nag, Raphael Falci, Via Flores, entre outras. 

 

casqa 25

  

8. Casa Carandaí

 

A casa tombada da Rua Lopes Quintas nº 165 abriga a Casa Carandaí. O local, uma mistura de delicatessen com empório de produtos do Brasil e do mundo, é nasceu da parceria do casal Nick Chaves Barcellos e Janjão Garcia, donos do Lorenzo Bistrô. 

 

Por lá é possível encontrar diversos produtos como a geléia de rosas da marca L’epicurien, preferida da atriz Vitória Frate, queijos exclusivos como o Queijo do Coronel de Alagoa (MG), conhecido como o Parmesão da Mantiqueira, além do famoso pão de queijo feito com queijo artesanal mineiro e o ravióli de abóbora.

 

Para saber mais e encomendar as delícias entre em www.casacarandaí.com.br ou ligue para 21 3114-0179.

 

carandai

 

 

9. Bar Gente Bem

 

Localizado na charmosa Rua Visconde da Graça, nº 18 o Bar Gente Bem é um buteco versão cool. Fruto da parceria entre o jornalista Pedro Bianchi e o chef Lucas Sampaio, o lugar traz o clima de “pé sujo” com toque moderno e tem feito sucesso entre o público que queria uma alternativa ao Baixo Gávea. Sem nenhuma publicidade nem mesmo nas redes sociais, o bar tem feito sua fama no boca-a-boca.

Uma das frequentadoras é a fotógrafa e assessora de imprensa Elza Barroso, que considera o local um dos melhores para se frequentar no Rio de Janeiro. “Foi criado por dois rapazes de 24 anos, antenados, que gostam de música, cinema e que colocaram esse conceito por lá. É uma ótima alternativa para quem não quer ir ao Baixo Gávea e prefere algo em menor escala. É muito bem frequentado só por gente bonita, além de artistas do Parque Lage como Ernesto Neto e Marco Wagner”, contou Elza.

Um dos hits do cardápio, segundo Elza e a stylist Helen Pomposelli, são as empadas feitas com massa de iogurte que dissolvem na boca. Além disso, destaque para o sanduíche de linguiça e as bebidas, que vão desde o Uísque até uma carta de cachaças. Para quem quiser ir o Bar fica aberto terças e quartas até as 9 da noite e de quinta a domingo até ás 2 da manha. 

 

gente boa

 

 10. Martu

 

Criada em 2006 pela estilista Marta Macedo, a Martu, num casarão antigo logo no começo do Jardim Botênico, o espaço é referência em vestidos de noite e faz sucesso entre as noivas cariocas.

 

As peças trazem uma mistura de tecidos com técnicas de bordado e costuras feitas à mão e são chamados pela própria estilista de um “Prêt-a-porter com jeito de alta costura”. As criações de Marta também foram parar em novelas e em famosas, como o modelo bordado escolhido pelo figurinista Cao Abulquerque para Sophie Charlotte em “O Rebu”, o rendado usado por Fiorella Matheis em seu casamento e o vermelho fatal de Karen Junqueira na festa de “Império”.

O ateliê fica na Rua Custódio Serrão, 46. Tel: 21 3874-7537 | 2236-0871. Ramal 5. www.martu.com.br.

 

martu 2

 

martu 3

 

 

Back To Top