O utilitário poético de Herchcovitch, a África da Iódice, o azul de Vitorino Campos, a street couture na Ellus, Lilly Sarti e sua viagem super chique aos anos 60, a estreia urbana da Sacada, a saga Star Wars da Triton e a cidade à flor da pele no desfile-crônica de Ronaldo Fraga. Cada criador com seu desafio, que, segundo Ronaldo Fraga, "é encontrar no caos a poesia como uma espécie de resistência".  


No jardim com Herchcovitch

O xadrez, a cerca que protege o jardim, as flores. Com esses elementos, Herchcovitch construiu uma coleção em vestidos-aventais, macacões, jardineiras e flower boots (desenvolvidos para Melissa). O inverno é leve mas nem por isso menos elaborado. É utilitário e cheio de bolsos mas sofisticado. As parkas são em flanela de viscose emborrachada para enfrentar maiores intempéries. E a calça em lã risca-de-giz marrom promete conforto e aconchego. 

ale-spfw-15

Os vestidos de lã são iluminados por pequenas flores de plástico aplicadas. A noite é feita de veludo de seda em vestidos curtos na medida. Rosto limpo, cabelos naturais mais compridos e mãos à obra, ou melhor à moda com bolsas capazes de caber tudo. Olha na foto.

herch-2baclstage-herch

 Ellus: Street couture

Com "Beat it" na voz de Michael Jackson encerrando o desfile, o jeans da Ellus deu a volta por cima sobre coturnos coloridos. Mas além do jeans a marca trabalhou materiais como o tweed coberto por vinil, o jacquard de onça emborrachado e o silicone transparente com bordado de corrente. Ponto de partida: o filme "The Warriors" (1979).  

 ellus-spfw-15

backstage-ellus

Lilly sixty chic e Burle Marx

Final dos anos 60, é o paisagismo de Burle Marx que inspira a grife com casacos longos de astracã, estampas lembrando os efeitos óticos de Pucci, saias de couro em tom de camel, usadas com peludos e bem cortados casacos de ombros quadrados. As bolsas, de bom tamanho, são carregadas como carteira. Botas curtas, algumas abertas na frente, caminham decididas.

lilly-apfw15

A cidade sonâmbula

Ronaldo Fraga surpreendeu a plateia com modelos com o corpo pintado de vermelho e olhos desenhados na testa. Os palhaços estampados em várias peças se inspiraram, segundo o estilista, em Nilo Zack, que grafita com palhaços os muros de casas e prédios que vão ser demolidos em Belo Horizonte. "Isso me chamou a atenção. Meu problema com a verticalização está no fato de que ela fragmenta a história e transforma tudo numa coisa só. Se a cidade é algo do qual fazemos parte, para onde estamos indo?", pergunta Ronaldo. 

ronaldo-spfw-15

A cidade, para Ronaldo, está à flor da pele. "Nunca dorme mas também nunca acorda. Temos olhos, olhamos tudo mas não olhamos nada", afirma Ronaldo, que fez sua apresentação ao som da voz poderosa de Cida Moreira. Ao piano, cabelos vermelhos, Cida cantou "Geni" e "Back to black". "Qualquer música na voz dela tem o poder de um trovão, de uma hecatombe", diz Ronaldo, que  fez argolas à semelhança de arame farpado.  

back-ronaldo

As piscinas de Vitorino

"A liberdade é azul", do cineasta Krzusztof Kielowski, inspirou Vitorino Campos em seu inverno 2015. Fotografias de piscinas viraram estampas, roupões se transformaram em casacos e calças ajustadas mais curtas foram base blusas assimétricas ou misturando bordado e transparência. Nas sandálias de plataforma as tiras têm formato de boia. Bolsas pequenas de couro e detalhes metalizados. 

vitorino-campos-spfw-15

vitorino-2

back-vitorino

A estreia da Sacada

Com Priscilla Darolt no estilo, a marca estreou na São Paulo Fashion Week. Aposta: a mulher urbana, que usa o cinza mas adora o tricô bem tecido num tear. Gráficos casacos, calças cropped, pantalonas enroladas no corpo, ela anda sobre sandálias com discreta plataforma. Inspiração: a América Andina. As clutches super gráficas e acessórios construídos em geometrias. 

.
sacada-spfw-15

back-sacada

A guerra nas estrelas da Triton

O Darth Wader, quem diria, acabou no desfile da Triton. Antes da apresentação começar ele deu um giro na passarela com seu pequeno exército ao som da trilha sonora do filme. Foi só um teaser para a estreia do sétimo episódio da saga, "A força desperta", que chegará aos cinemas daqui dia 18 de dezembro. A coleção da marca desfilou modelos semelhantes a armaduras na forma. A ruivinha Dani Witt, modelo exclusiva da Triton, surgiu com vestido intergalático e botas.

triton-spfw-15

back-triton

Iódice africana

A grife se baseou nos rituais de sedução africanos para enfeitar os vestidos com estampas étnicas e o colo das modelos com colares em formato de chifre. As botas moldaram a perna em tiras com franjas, que também surgiram nas capas usadas sobre vestidos tribais.

 iodice-spfw-15

back-iodice

Back To Top