O que Kamala e Miuccia têm em comum?

O que Kamala Harris e Miuccia Prada têm em comum? Para começar, a vice-presidente dos Estados Unidos e a criadora de uma das marcas de moda mais influentes usaram o roxo. Kamala, no dia da posse. E Miuccia, no desfile masculino do outono/inverno 2021 da grife. Uma das cores escolhidas pela militância sufragista além do branco e do verde, o roxo simbolizava, na luta pelo direito do voto, lealdade e dignidade. Sufragistas, Kamala, Miuccia e muitas outras mulheres poderosas estão nos Mapas de Estilo das Décadas, mostrando como aparência e poder se conectam em vários momentos da cultura de moda.

kamala

Repararam nas pérolas de Kamala Harris? São do joalheiro Wilfredo Rosado e têm para a vice-presidente um significado muito especial. Quando se formou em 1986, na Howard University, Kamala fez parte de uma fraternidade negra, a Alpha Kappa Alpha Sorority.

As fundadoras da fraternidade são conhecidas como "as 20 pérolas". Quem entra nesse grupo, cujo objetivo é formar líderes, recebe junto com o material as pérolas, símbolo de sabedoria. Kamala nunca deixou de usá-las e adora pérolas negras.

O responsável pelo look da posse roxo foi o estilista Christopher John Rogers, super jovem (25 anos), premiado com o CFDA/Vogue Fashion Fund 2019. Rogers recebeu na ocasião um prêmio de US$ 400 mil para investir na própria marca com direito a mentoria. Craque na cor e na alfaiataria, ele tem entre suas clientes Michelle Obama.

miucciaA inclusão é o novo básico quando se fala em moda e poder. O bate-papo de Miuccia Prada e Raf Simons (coautor da coleção de inverno masculina) com estudantes do mundo inteiro depois do desfile é um exemplo disso. O roxo foi convidado especial para a conversa, aparecendo no fundo do cenário, construído pelo arquiteto preferido da Prada, Rem Koolhaas, e no pingente de Miuccia. Quem sabe uma referência aos tempos da Miuccia militante, que nos anos 70 estudava na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade Statale de Milão, militava nas passeatas com a carteirinha do Partido Comunista e da União das Mulheres Italianas.

dialogos papaNa conversa com o estudante Papa,  de Nova York reconheceu que já quis ser política e depois fashion designer. "Mas as duas coisas não vão juntas", admitiu Miuccia.
kamalaenteada
Coincidência ou não, Kamala e Miuccia tiveram mais um ponto em comum: a enteada de Kamala, Ella Emhoff, de 21 anos, artista têxtil e aluna da Parsons School of Design, foi à posse de Miu Miu.